Finalmente um livro que fala (também) para quem “quer gostar de vinho”.
O ‘Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações’ faz uma retrospetiva histórica da prova de vinhos, explica as fragilidades do método tradicional, e propõe um método de prova diferente, inovador e de mais fácil apreensão, que permite entender facilmente o estilo de vinho e as emoções que provoca.
Um dos autores, Virgílio Loureiro, diz-nos que “este livro é escrito por gente do vinho, para toda a gente que gosta ou quer gostar de vinho. Assenta numa atividade profissional longa, empenhada e atenta, não só na produção de vinho, mas também na investigação universitária no domínio da análise sensorial e comportamento dos consumidores.
Sobre o livro:
Depois de trinta anos a provarem vinhos e a lecionarem cursos de prova, os autores concluíram que o método de prova tradicional não satisfaz. Por isso, desenvolveram um novo método que se centra no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador. Não obriga a descrever aromas através de metáforas, não atribui notas e, por isso, não elege os «melhores».
Para fundamentar o método visitam a neurociência, a química dos aromas, a enologia, a história, a estética, a psicologia e a gastronomia, sem ignorar o terroir e as modas do momento. É dirigido aos iniciados, mas fará pensar os peritos e produtores de vinho apontando um caminho mais concordante com o funcionamento do cérebro humano e sensibilizando para as emoções que os vinhos provocam.
Sobre os Autores
Virgílio Loureiro
Nasceu em Coimbra, mas diz-se de Viseu. Licenciou-se em Engenharia Agronómica, em 1973, e doutorou-se em Microbiologia, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1984. Foi docente e investigador do Instituto Superior de Agronomia no domínio da Microbiologia. Logo que se diplomou, começou a interessar-se pela perspetiva cultural do vinho e a assistir ou a orientar tecnicamente a sua produção em várias regiões, contando 52 vindimas.
Manuel Malfeito Ferreira
Desde cedo se habituou a andar entre videiras e a adega pela mão de seu pai, em Benfica do Ribatejo. Doutorou-se em 1966 em Engenharia Agro-Industrial sob orientação de Virgílio Loureiro, tendo-se dedicado ao ensino e investigação em Microbiologia Alimentar. Os seus estudos mais recentes em vinhos e gastronomia pretendem desvendar o que determina as preferências dos consumidores. É casado e pai de 3 filhos.
Titulo: ‘O Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações’
Páginas: 224
P.V.P.: 16,90€
You must be logged in to post a comment.