//“O que realmente sabes sobre Vinhos Verdes?”
vinhos verdes

“O que realmente sabes sobre Vinhos Verdes?”

De 21 de maio a 16 de julho os Workshops gratuitos “O que realmente sabe sobre Vinhos Verdes” darão a conhecer melhor estes tipos de vinho, as temperaturas corretas para serem apreciados devidamente, entre outras dicas.

Em termos de área geográfica, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa e no mercado nacional, o vinho verde é a segunda região com maior dimensão em termos de presença no mercado. Mas o que realmente sabemos sobre vinhos verdes? O Vinho verde é um “mundo” que merece ser descoberto.

“O que realmente sabes sobre Vinhos Verdes?”, desafio que também é uma provocação, é lançado pela Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) aos curiosos e apreciadores e dá nome a um conjunto de ações de formação que serão concretizadas entre maio e julho, por cidades portuguesas, promovendo esta Denominação de Origem Protegida.

Esta formação está a ser organizada pela Essência do Vinho.

Durante duas horas, com a orientação dos provadores José João Santos e Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, em espaços ligados ao vinho, sobretudo restaurantes e wine bares de referência, será orientado um momento teórico e de prova, que inclui harmonizações.

Será feita uma reflexão sobre o que são os Vinhos Verdes, porque, afinal, o vinho nem é verde nem necessariamente simples e leve. Quais as temperaturas corretas para estes serem apreciados devidamente, que aromas e sabores escolher para harmonizações perfeitas, são algumas das dicas que irão ser dadas nestes workshops, organizados pela Essência do Vinho.

A entrada é livre, mas requer inscrição prévia. Pode realizar a sua inscrição através deste link https://bit.ly/3KY3eyC ou através do email provasvinhosverdes@gmail.com.

 

Promoção de Denominações de Origem Protegidas

Recorde-se que esta iniciativa surgiu em 2019, no âmbito do programa comunitário “Qualidade, Autenticidade e Herança das Denominações de Origem Protegidas” para a promoção de Vinhos Verdes e Vinhos de Verona. Portugal e Itália têm em comum a cultura milenar do vinho, pelo que não é por isso estranho que duas das suas regiões se tenham associado.

Nasceu também assim a parceria entre a CVRVV e o Consorzio Associazione Vini Veronesi DOC (AVIVE), que contou com um investimento de 3,4 milhões de euros a três anos para promoção conjunta nos mercados da Dinamarca, França, Alemanha e Portugal.

Sob o lema ‘Enjoy, it’s from Europe’ pretende-se fomentar a curiosidade dos participantes para estes vinhos europeus, bem como abrir portas para uma presença mais efetiva dos dois tipos de vinho em espaços de topo e prestígio, nomeadamente garrafeiras, canal horeca e distribuição especializada.