//O que é a Queijada de Pereira?
queijada de pereira

O que é a Queijada de Pereira?

A origem da Queijada de Pereira perde-se na história, mas os segredos e os métodos que fazem deste doce parte do património cultural do Baixo Mondego vivem até aos dias de hoje.

Associa-se a Queijada de Pereira à freguesia de Pereira, concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

O distrito de Coimbra herdou um vasto receituário de doçaria que contempla alguns dos doces mais apreciados no país, entre os quais, os Pastéis de Tentúgal, o Bolo de Ança, as Nevadas, os Pastéis de Santa Clara e claro, a Queijada de Pereira.

O registo mais antigo a mencionar as queijadas remonta a 1513 no Foral Manuelino e, acredita-se, que desde os primórdios do seu fabrico, desempenha um papel importante na economia da região.

Foi através do Real Colégio das Ursulinas de Pereira, fundando em Pereira em 1748, que este doce, até então consumido sobretudo a nível local, começa a ser divulgado e reconhecido pela sua qualidade.

 

Características do seu fabrico

A Queijada de Pereira caracteriza-se pelos seus ‘7 bicos’ e por ser cozidas em forno de lenha. Os ingredientes utilizados para a sua confeção são o queijo fresco de ovelha, farinha de trigo, gemas de ovo, açúcar e água.

 

queijada de pereira

 

A queijada ‘perfeita’ requer mestria por parte de quem faz, sendo o seu método de fabrico passado de geração em geração, apenas entre mulheres.

Para fazer a massa, junta-se água morna à farinha e liga-se muito bem, faz-se uma bola e estende-se com o rolo. É então moldada com as mãos e recheada com a mistura à base de queijo fresco ‘esfarelado’, gemas de ovos, farinha e açúcar.

Cozem em forno de lenha por volta de 20 minutos, quando estiverem prontas, retiram-se do forno e colocam-se viradas para baixo num tabuleiro de madeira, para ficarem lisas e manterem o seu brilho característico.

 

queijada de pereira

 

 

Fonte:

Freguesia de Pereira

Município de Montemor-o-Velho

 

Imagens:

Município de Montemor-o-Velho