//O novo tinto da Costa Vicentina

O novo tinto da Costa Vicentina

Vicentino Pinot Noir Naked nasceu no Brejão, junto ao mar, na costa alentejana.

A irreverência dos vinhos Vicentino já vem desde a origem. Ole Martin Siem, norueguês chegado a Portugal há mais de 30 anos, teve o sonho de produzir vinho em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, junto ao mar. Envolvidos pela brisa marítima e pelo ecossistema único da costa alentejana, marcado por Invernos frescos e húmidos e os Verões amenos, os vinhos Vicentino têm no Brejão, junto à Zambujeira do Mar, o seu habitat natural e essa proximidade ao Atlântico confere-lhes uma frescura e elegância ímpares.

É nesta harmonia de contrastes, entre o sol e o mar, a tranquilidade do Alentejo e a força das escarpas, que nasce o novo Vicentino Pinot Noir Naked 2019. Um vinho vibrante, equilibrado e sedutor, que traduz a simbiose perfeita entre esta casta emblemática e o terroir da costa atlântica, numa versão crua e despojada, sem qualquer recurso a barricas.

Assertivo, desvenda desde logo na cor rubi muito aberta o estilo peculiar de um Pinot Noir desnudado, que surpreende no paladar guloso e persistente. Esta complexa simplicidade torna-o um vinho extremamente elegante e versátil, companhia perfeita de churrascos de Verão, sardinhadas, petiscos depois da praia e conversas prolongadas ao pôr-do-sol, sendo recomendado ser servido fresco.

Com enologia de Bernardo Cabral, que tão bem conhece a influência atlântica nos vinhos, o Vicentino Pinot Noir Naked 2019 salienta os aromas frutados típicos da casta, os morangos maduros e cerejas, adicionando-lhe a frescura e elegância do terroir de Brejão, onde as vinhas são despertadas pela neblina matinal e as temperaturas amenas permitem uma maturação lenta e equilibrada das uvas.

Vicentino Pinot Noir Naked 2019 – P.V.P recomendado: 9,75 €

Sobre os vinhos Vicentino:

Quando, há 30 anos, Ole Martin Siem veio para Portugal, o seu background agrícola, dado pelo seu percurso académico e profissional, permitiu-lhe reconhecer na Costa Alentejana as condições de solo e clima ideais à produção vitícola. Nasceu na Noruega, mas o seu trabalho, ligado à produção e comércio de frutas, levou-o a viajar um pouco por todo o mundo. De todos os contextos e países, foi em Portugal que se deixou fascinar pelos vinhos alentejanos e pelas deslumbrantes paisagens da Costa Vicentina.

Foi no Brejão, onde o mar e as escarpas se encontram num ecossistema único, que escolheu plantar as suas vinhas e são as uvas que daqui se retiram, fruto de horas de trabalho e dedicação, que dão origem aos vinhos Vicentino.

NR: Informação do produtor