A região vinícola demarcada mais antiga do mundo recebe, nos dias 17 e 18 de setembro, a 1ª edição do Douro & Porto Wine Festival, em Cambres, no município de Lamego.
As margens do rio Douro serão o palco do certame que pretende promover os vinhos e as quintas da região enquanto proporciona, segundo o site oficial do evento, “uma verdadeira experiência de fusão musical e gastronômica”.
Organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, Turismo do Porto e Norte e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), o festival pretende atrair público estrangeiro para “virem conhecer os produtos no nosso território, enriquecendo esta experiência com as vindimas que decorrem nesta altura”, disse Diogo Marques, responsável pela organização do evento, em declarações à Lusa.
Com um programa pensado para vários públicos, de diferentes idades, o espaço conta com várias áreas de interesse, ativações de marcas e dois palcos principais, por onde vão passar artistas nacionais e internacionais, produtores de vinhos da região do Douro, chefs e especialistas.
O primeiro palco é dedicado à música, conta com nomes como Gipsy Kings by Diego Baliardo, Fafá de Belém, Banda Filme Variações, Sons do Douro (17 setembro), Pedro Abrunhosa, The Stranglers, Tiago Bettencourt e Irma (18 setembro).
Já o segundo palco, focado na gastronomia e no entretenimento, acolherá o ‘Cook Stage’, que conta com a curadoria e moderação do chef Miguel Castro e Silva, cozinha ao vivo, degustações, música e palestras.
Além da programação dos palcos principais, o Douro & Porto Wine Festival oferece ao público outras experiências e atividades, como ‘Food trucks’ e ‘Wine Houses’: pequenas casas de madeira distribuídas pelo espaço, onde é possível degustar, provar e comprar vinhos das mais variadas quintas da Região Demarcada do Douro.
O evento realiza-se no Porto Comercial de Cambres, Lamego, e os bilhetes custam entre 30 e 100 euros.