//Novo livro: ‘A Gastronomia da Ria Formosa’
ria formosa

Novo livro: ‘A Gastronomia da Ria Formosa’

‘A Gastronomia da Ria Formosa – Tradições, gentes e herança histórica’ é o título do primeiro livro da Confraria Marinha da Ria Formosa.

O livro reúne 14 receitas tradicionais algarvias e 6 receitas de autor (premiadas no 1º Concurso Gastronómico da Confraria Marinha da Ria Formosa), que utilizam ingredientes provenientes da região.

Este projeto nasceu da vontade de perpetuar a memória viva da nossa Ria Formosa, naquilo que nos dá de riqueza gastronómica, histórica e de identidade” disse Cláudia Luz, Grã-Mestre da Confraria.

É mais do que um livro de receitas, é um repositório de contextos que nos definem enquanto Algarvios, amantes desta laguna que tantos nos enriquece. E, em complemento, evidenciar os recursos endógenos da Ria e perceber o seu contexto histórico, socioeconómico e geográfico”, acrescentou.

A valorização da gastronomia contribui para a dinamização das regiões e, para a confraria, “o turismo gastronómico é um fator diferenciador dos locais e, cada vez mais, um condicionador das escolhas de turistas nacionais e estrangeiros.”

 

Confraria Marinha da Ria Formosa

Nascida a 15 de outubro de 2018, a confraria tem a sua sede em Faro e a sua área de abrangência é regional, englobando todos os concelhos que pertencem à Ria Formosa, nomeadamente Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

A confraria tem como princípios contribuir para o levantamento, defesa, promoção e divulgação do património regional e cooperar, com outras Confrarias e organismos públicos ou privados, em todas as ações que tenham como objetivo a sustentabilidade da Ria Formosa, a Gastronomia Portuguesa e a defesa da sua identidade e tradição.

 

Imagem de capa: Algarve Primeiro