//Noites de Vinhos e Petiscos para celebrar o que é Português
evento vinho e petiscos

Noites de Vinhos e Petiscos para celebrar o que é Português

No dia 30 de Setembro realizou-se a primeira edição da série de eventos “Vinhos e Petiscos”, uma iniciativa promovida pelo SmartFarmer, negócio social da Oikos – cooperação e desenvolvimento, que tem como objectivo aproximar produtores e consumidores e dar-lhes a conhecer os produtos portugueses de qualidade provenientes de pequenas e médias produções.

O evento decorreu ao final da tarde, entre as 17h30 e as 22h na Casa do Concelho do Sabugal, em plena Almirante Reis, onde terão também lugar as próximas edições.
Cada sessão tem um tema ao qual se dedica o menu de petiscos, e que além de celebrar uma época ou festividade nacional, celebra um produto e os seus produtores.

A primeira edição teve como temática “celebrar as vindimas” e por isso contou com um menu gastronómico inspirado no vinho como ingrediente principal. Desde a típica sopa das vindimas, até à uvada, a noite teve direito a flor de sal com vinho do porto, compota de vinho e muito mais.

vinho e petiscos cozinheira

Para juntar o prazer de comer e beber ao prazer do “saber” foi levado a cabo uma adaptação do jogo “Quem sabe mais?”, em que as perguntas se focaram nos produtos representados no evento, e onde houve prémios para os vencedores.

vinho e petiscos convivio

Como convidados especiais e representantes dos produtos, estiveram presentes a Tatiana Luís da Mestre Henriques, o José Arruda Secretário Geral da AMPV, Bruno Miguel Ferreira Diretor Comercial da Adega Cooperativa de Azueira, Amílcar Malhó Director do Jornal dos Sabores, e o João José Fernandes, Director Executivo da Oikos.

A noite atingiu a lotação máxima com a participação de mais de 50 pessoas, e teve a duração de 6 horas. Em todas as edições à entrada, cada participante efetua o pagamento de 12,5€ que lhe dá acesso a todo o menu de petiscos e um copo de vinho de boas-vindas. Sendo possível a aquisição de bebidas no interior do espaço.

A próxima edição está agendada para o dia 28 de Outubro com o tema “A Castanha”. Contamos consigo.