//Nelas e o Vinho
nelas

Nelas e o Vinho

Comprovadamente desde a Época Romana se produz vinho em Nelas, mas foi após os Descobrimentos que famílias abastadas investiram no cultivo da vinha, transformando o modo de produção e criando uma paisagem cultural única com um terroir invejável.

 

Concelho

Tem uma área total de 124,57 km2 e 14 037 habitantes (Censos 2011).

 

Região

O concelho de Nelas está situado no centro da Região Vitivinícola do Dão (integrando a Rota dos Vinhos do Dão), no interflúvio dos rios Dão e Mondego que serpenteiam ao longo das serranias do Caramulo e da Estrela.

 

Vinho

Está instalado em Nelas desde 1946 o Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão que promove o estudo científico do vinho e da vinha. Em 1966 foi erigida em Nelas uma estátua ao Escansão ‘por bem servir’, que é hoje um dos ex-libris do concelho.

Um terroir de solos de origem granítica e uma excelente exposição solar aliados a um ‘savoir faire’ transmitido de geração em geração propiciam também as condições ideais para produção vínica originando desta forma néctares reconhecidos além-fronteiras.

Local de reconhecido interesse empresarial e turístico, nomeadamente no segmento enoturístico. São cerca de 20 produtores certificados, com uma área de produção de mais de 1000 ha, encontrando-se no concelho a maior parcela de vinha da região do Dão.

Os vinhos, se forem tintos são perfumados, elegantes, encorpados e aveludados, de gosto suave e cor rubi e os brancos são leves, de cor cítrica, aroma suave e frutado.

 

Gastronomia

Destaque para os pratos típicos como pato à moda da Beira, entrecosto cozido com feijões e grelos, bem como pratos de borrego e cabrito principalmente assados no forno, confecionados com azeites de extrema qualidade como o Azeite Mondegão, Campos Olival e Olivais do Dão, sempre acompanhados pelos nossos queijos Serra da Estrela da Quinta da Lagoa e da Quinta da Lapa.

 

Oferta Enoturística

Somando à riqueza natural do Concelho, Nelas apresenta também um valioso e diversificado património arquitetónico, arqueológico e religioso, que nos remonta a épocas ancestrais.

Nelas acolhe dezenas de Solares e Casas Senhoriais dos séculos XVII e XVIII, Pelourinhos, Fontanários e Moinhos que dão cor às vilas e povoações.

O património religioso tem um lugar de destaque, com belos exemplares de Igrejas e Capelas que povoam todo o território.

Todo este conjunto patrimonial confere ao Concelho de Nelas uma rara beleza e uma cultura multifacetada em todas as suas sete freguesias, das quais se destacam naturalmente Santar, a Vila Vinhateira do Dão. Nesta região, são muitas as Quintas e Adegas que abrem as suas portas aos visitantes.

 

Feiras e Eventos

 

Feira do Vinho do Dão

Pretende promover e conferir maior visibilidade e notoriedade aos vinhos do Dão. Feira única da região por envolver produtores de todas as sub-regiões demarcadas, dos 16 Municípios da Região.

 

Carnavais de Nelas e de Canas de Senhorim

Centenas de figurantes, música, humor e animação fazem o Carnaval do Concelho de Nelas.

 

Viagem Medieval de Canas de Senhorim

Ao longo de mais de duas décadas, atraiu e fidelizou públicos, tornando-se uma referência incontornável da vida cultural de Canas de Senhorim.

 

Semana Santa de Santar

Reúne elementos da liturgia e da religiosidade, bem como antigas tradições populares.

 

Marchas Populares em Nelas

Promovidas por quatro Associações do Concelho que celebram os Santos Populares.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

 

Imagem: CM Nelas