//‘Na Rota do Vinho’ do Vale Encantado
na rota do vinho

‘Na Rota do Vinho’ do Vale Encantado

De outubro a dezembro de 2022 Arruda dos Vinhos convida a conhecer a iniciativa ‘Na Rota do Vinho’.

‘Na Rota do Vinho’ é um programa que inclui visitas guiadas às Adegas, aos espaços de enoturismo e provas de vinho, promovido por Arruda dos Vinhos em parceria com os produtores locais.

Como o próprio topónimo evoca este é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde os diversos produtores elevam os seus hectares de vinha plantada para que os visitantes possam descobrir e degustar os vinhos deste ‘Vale Encantado’, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional.

Arruda dos Vinhos integra a zona de Denominação de Origem Controlada – DOC Arruda, onde as quintas e as adegas abrem as suas portas para que os visitantes possam ser transportados para eras remotas, percorrendo montes e vales do concelho e observando os testemunhos indeléveis da passagem dos povos.

De acordo com os dados do IVV, o território tem atualmente 429 exploradores de vinha e 924 hectares de vinha plantada. Os produtores têm procurado melhorar e modernizar a vinha apostando em castas de qualidade como: Touriga Nacional, Castelão e Tinta Miúda nos tintos e Fernão Pires, Malvesia Rei e Arinto nos brancos, entre outras.

O potencial e atratividade turística deste município distingue-se por um trinómio composto pela Bruxa d’Arruda (https://jornalsabores.com/arruda-dos-vinhos-bruxas-darruda/), a Gastronomia, onde o Bacalhau é Rei e as Carnes de Capoeira Rainhas e os Vinhos.

Pode consultar a iniciativa “Na Rota do Vinho” na Agenda de Eventos deste município em:

http://www.cm-arruda.pt/events/PesquisaEventos.aspx?uid=58a822ba-4af7-4926-b3df-627293ad4041&cat=0&d=26-09-2022

 

25.ª Festa da Vinha e do Vinho 2022

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos irá promover nos dias 28 de outubro a 1 de novembro a 25.ª Festa da Vinha e do Vinho, no Pavilhão Multiusos.

Este evento, realizou-se pela primeira vez no ano de 1998. Pretende-se com esta iniciativa promover não só a gastronomia regional, através de espaços característicos que já nos vêm cativando quer com tradicionais quer com inovadoras receitas, mas sobretudo valorizar uma das mais importantes atividades agrícolas e económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção vinícola.

São dados a conhecer os novos vinhos, produzidos nesse ano, através de provas e mostras de vinhos, visitas às vinhas e adegas e da realização de colóquios que ajudam os conhecedores da matéria e alguns curiosos a dialogar em torno desta atividade que constitui um importante polo económico no concelho.

Realiza-se ainda a promoção e divulgação de produtos locais e regionais, com especial enfoque aos relacionados com a vinha e o vinho. Pretende-se com este evento promover não só a gastronomia regional, mas também o principal produto da nossa região: o vinho, através de espaços característicos que já nos vêm cativando quer com tradicionais quer com inovadoras receitas.

 

Programa brevemente disponível em: https://fvinhaevinho.pt/

 

Leia também:

Arruda dos Vinhos e o Vinho – https://jornalsabores.com/arruda-dos-vinhos-e-o-vinho/

Arruda dos Vinhos – Mercado Oitocentista – https://jornalsabores.com/arruda-dos-vinhos-mercado-oitocentista/

Arruda dos Vinhos – Carnes de Capoeira à mesa – https://jornalsabores.com/arruda-dos-vinhos-carnes-de-capoeira-a-mesa/

Arruda dos Vinhos – Bife Wellington – https://jornalsabores.com/arruda-dos-vinhos-bife-wellington/

 

Imagem: Quinta de S. Sebastião