//Museu do Vinho de Alcobaça com mais 46% de visitantes

Museu do Vinho de Alcobaça com mais 46% de visitantes

Em 2018 o museu registou 10.600 visitantes, o maior registo anual de visitas desde a reabertura ao público.

Este museu conta com um acervo de mais de 10.000 peças móveis ligadas à enologia, etnologia, tecnologia tradicional, arqueologia industrial e às artes gráficas, plásticas e decorativas.

Em nota enviada às redações, a Câmara Municipal de Alcobaça refere que a afluência de 10.602 visitantes ao Museu do Vinho de Alcobaça foi o “maior registo desde a reabertura ao público”, em julho de 2013. Este foi “o primeiro ano em que os museus alcobacenses superaram os 10 mil visitantes”, sublinhou a autarquia, considerando que estes resultados se devem “à fidelização de alguns operadores turísticos nacionais e internacionais de grande escala”, tendo o contingente dos grupos organizados registado, em 2018, “um aumento de 75% face ao ano transato”.

O museu, que em 2018 diferenciou a sua programação cultural, acolheu “18 eventos entre exposições, concertos, espetáculos de teatro, performances de dança contemporânea e workshops”, tendo ainda integrado a programação de cinco festivais: Books&Movies, Cistermúsica, Manobras, Marionetas na Cidade e Gravíssimo.

Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, considera o museu “uma das mais importantes e diferenciadoras valências do concelho”, que se destaca “quer pela sua tipicidade e importância histórica, quer pelo notório crescente interesse que tem gerado”.

Desde a reabertura ao público, em julho de 2013, o museu atraiu 37.852 visitantes, dos quais a maioria (70%) nacionais. Destes 18% foram turistas locais. Os turistas estrangeiros representaram a terceira incidência de visitas (com 12%), “apesar de, no último ano, terem aumentado e terem suplantando o visitante local”, pode ler-se no comunicado.

Da Adega do Olival Fechado, criada em 1874 por José Eduardo Raposo de Magalhães, nasceu já no século XX o Museu do Vinho de Alcobaça