//Município oferece vinho aos restaurantes

Município oferece vinho aos restaurantes

Município de Arcos de Valdevez compra vinho aos produtores e oferece aos restaurantes.

Com esta iniciativa são apoiados os produtores/engarrafadores do território concelhio que registaram quebras nas vendas sobretudo no chamado canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés). Mas, por outro lado, esta é também uma forma de apoiar os restaurantes através do produto entregue, permitindo ainda ‘dar a conhecer’ à restauração referências menos conhecidas dentro da oferta vínica disponível.

Trata-se de uma ação para a qual o município de Arcos de Valdevez celebrou uma parceria com a AVVEZ – Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, com o objetivo de promover os produtos locais, nomeadamente vinhos, e apoiar a restauração e os produtores arcuenses, nesta época natalícia, tendo em conta, sobretudo, os efeitos da pandemia.

 

Esta apoio dinamizada pelo município, surge no seguimento da campanha ‘Vinhos de Arcos de Valdevez – Restaurante Aderente’ ofertando a 25 restaurantes, uma caixa de vinho de cada um dos oito produtores/engarrafadores associados da AVVEZ, num total de 200 caixas de 6 unidades.

Numa época de dificuldades acrescidas para a restauração, devido aos efeitos resultantes da pandemia COVID-19, o Município de Arcos de Valdevez desenvolve esta iniciativa para apoiar a economia local, promovendo diversos produtos e produtores locais, a restauração, o comércio e o turismo em Arcos de Valdevez.

 

Recorde-se que a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, para apoiar a produção local, promoveu há alguns meses um protocolo em que, por cada quatro caixas de vinho compradas pelo restaurante, a autarquia pagava uma aos produtores.

Com o mesmo objetivo de estimular e promover o consumo de produtos locais, a autarquia está a incentivar as empresas dos parques industriais a aplicar as verbas normalmente destinadas a jantares de Natal, em ‘cabazes de produtos locais’ a oferecer aos trabalhadores.

Vinhão e outra oferta
Entre a vasta oferta de Arcos de Valdevez, destacam-se os vinhos verdes e nestes, aquele que é produzido com a casta vinhão. Mas também a carne de raça Cachena DOP, o feijão terrestre e na doçaria, os famosos charutos.