//Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

Cornucópias, Pão-de-Ló de Alfeizerão, Pastéis de Santa Clara, Brisas do Liz, D. Rodrigo, Pão de Rala, Trouxas do Mondego, Pudim Abade de Priscos, Licor de Ginja, Licor de Singeverga…

Estas ‘tentações’ e muitas mais estão de 23 a 26 de novembro na ‘Cidade dos Doces Conventuais’ (Alcobaça) que assinala o seu ponto alto anual, com a realização da XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que decorrerá em pleno Mosteiro de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal.

São quase 20 anos desta grande Mostra Internacional, organizada pela Câmara Municipal Alcobaça, que foi pioneira na abordagem turística da Doçaria Conventual, trazendo anualmente, sempre em novembro, ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, dezenas de participantes e milhares de visitantes. Este evento destaca-se entre os melhores eventos gastronómicos internacionais, pela sua qualidade, originalidade e identidade, respeitando o legado da cultura cisterciense. Alcobaça, hoje é reconhecida internacionalmente pela excelência da sua Doçaria Conventual.

Lançamentos/Apresentações

Em parceria com a Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, cuja receita é atribuída ao Mosteiro de Santa Maria de Coz, reinventou-se um novo Pão de Ló cujas características se aproximam do velho pão de ló produzido neste magnífico Mosteiro.

Trata-se do Pão de Ló de Coz, que será apresentado oficialmente na XIX Mostra de doces conventuais, no dia 23 pelas 16.30h.

Apresentação do novo livro ‘Doçaria Conventual de Lorvão’ de Nelson Correia Borges, estudioso e profundo conhecedor da cultura de Lorvão que, após muita pesquisa compilou nesta magnífica obra receitas conventuais muitas das quais se encontravam no foro privado de algumas famílias. No dia 23, pelas 18.30h.

Apresentação da obra “Cinco Séculos à Mesa”, de Guida Cândido, que foi distinguida como Livro do Ano pela Portugal Cookbook Fair, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa.

Apresentando-nos o caminho traçado pela História da Alimentação, este livro propõe que peguemos em cinco obras clássicas entre os séculos XV e XX e recriemos nas nossas modernas cozinhas uma bateria de cinquenta receitas deliciosas, incluindo entradas, pratos de peixe e carne, sobremesas, refrescos, e muito mais. No dia 24 às 18.30h.

No âmbito da Mostra realizar-se-ão, como habitualmente, os concursos de melhor doce e melhor licor, no dia 23 de novembro, pelas 15h00 e os resultados serão publicitados, no mesmo dia, ao final da tarde.

HORÁRIO
Quinta, 23 nov: 15h às 23h
Sexta, 24 nov: 10h30 às 23h
Sábado, 25 nov.: 10h30 às 23h
Domingo, 26nov.: 10h30 às 21h

BILHETE (maiores de 12)
1 dia: 1€
4 dias (pulseira livre trânsito): 2,5€

COORDENADAS GPS: 39° 32′ 54” N 8° 58′ 48” W

Saiba mais em: http://doceselicores.cm-alcobaca.pt/pt/Default.aspx