Vinho da Casa Ermelinda Freitas (Palmela) recebeu a pontuação máxima atribuída nesta 18ª edição do concurso, 94 pontos.
O Moscatel Roxo Superior 2010, da Casa Ermelinda Freitas, o vinho português vencedor do Concurso Enológico Internacional ‘Cidades do Vinho’, partilhou o primeiro lugar com um vinho italiano, que recebeu a mesma pontuação, numa edição com 32 Medalhas de Grande Ouro, 11 das quais vieram para Portugal, e 358 Medalhas de Ouro. Concurso regressa a Portugal em 2021, ano em que a Cidade Europeia do Vinho será portuguesa.
Organizado pela Associação Italiana Città del Vino, pela Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho, o Concurso Enológico Internacional ‘Cidades do Vinho’ decorreu em Frascati, Itália, de 30 de maio a 2 de junho, onde foram atribuídas 32 Medalhas de Grande Ouro e 358 Medalhas de Ouro, ou seja, o limite de 30% imposto pela OIV, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Das 32 medalhas de Grande Ouro, 11 vieram para Portugal e 21 foram atribuídas a vinhos italianos.
No total, foram avaliados 1250 vinhos, de quase 500 casas italianas e estrangeiras. Itália apresentou o maior número de vinhos e Portugal foi o 2º país mais representado: concorreu com 210 vinhos, refletindo a forte ligação entre a Associação Città del Vino e a sua congênere AMPV.
O concurso “Cidades do Vinho” — até ao ano passado designado de “Selezione del Sindaco” — é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores.
Os municípios portugueses com vinhos premiados nesta edição de 2019 foram: Alenquer, Almeirim, Alpiarça, Anadia, Cantanhede, Gouveia, Leiria, Marco de Canavezes, Mealhada, Montijo, Nelas, palmela, Penalva do castelo, Peso da Régua, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior, Santa Marta de Penaguião, Santarém, S. João da Pesqueira, Setúbal, Tomar, Torres Vedras, Viseu.
Concurso “Cidades do Vinho” regressa a Portugal em 2021
Em 2021 este concurso regressa ao nosso país, ano em que a Cidade Europeia do Vinho será um título entregue a uma cidade portuguesa, eleita até março do próximo ano. A primeira vez que este prestigiado concurso de vinhos saiu de Itália foi em 2015, tendo-se realizado precisamente em Portugal, em Oeiras.
A entrega dos prémios aos vinhos portugueses acontece em setembro, em Peso da Régua – Cidade do Vinho 2019.