//Moscatel do Algarve com Grande Medalha de Ouro

Moscatel do Algarve com Grande Medalha de Ouro

Licoroso ‘AlgarMoscatel’, da Adega ‘ÚNICA’, de Lagoa com destaque no Concurso Cidades do Vinho.

Produtores do concelho de Lagoa conquistaram, na primeira edição daquele concurso nacional 6 medalhas; uma Grande Medalha de Ouro, três medalhas de Ouro e duas de Prata.

A Grande Medalha de Ouro foi atribuída a um vinho licoroso, 100% casta Moscatel, com 15,76 % vol. Álcool e cor amarelo dourado. De acordo com a ficha técnica, no nariz apresenta – se complexo, com aromas de rosa, flor de laranjeira mel e notas doces de compota e geleia.
Na prova revela-se bem estruturado, macio e com uma doçura elegante onde predominam os aromas florais e de mel.
VINIFICAÇÃO: As uvas são desengaçadas e esmagadas. A fermentação decorre durante cerca de 5 dias até atingir o ponto de doçura desejado. A fermentação alcoólica é então parada, por adição de aguardente vínica, conferindo o carácter ‘Doce’ a este vinho. Estagia depois em contacto com as suas películas e grainhas até janeiro do ano seguinte, tempo considerado necessário para maturar os aromas e harmonizar a sua estrutura.

Entre os mais de 550 vinhos a concurso, destacaram-se outros cinco vinhos produzidos no concelho de Lagoa. Para além do já referido Moscatel da Adega Cooperativa do Algarve, foram premiados com medalhas de ouro, o vinho Lagoa Palhete, produzido pelo Morgado do Quintão, o vinho Marquês dos Vales – Grande Escolha e o vinho Marquês dos Vales – Duo Tinto, ambos produzidos na Quinta dos Vales. Foram premiados com a medalha de Prata, o vinho Reserva Branco, produzido na Única – Adega Cooperativa de Lagoa, e o vinho Dialog Verdelho 2019, produzido na Quinta dos Vales.

O Concurso Cidades do Vinho tem uma organização conjunta entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e decorreu no Convento de S. José, em Lagoa, entre os dias 7 e 9 de maio. Trata-se de um concurso único em Portugal, que pretende promover os vinhos associados ao seu território, juntando municípios e vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos respetivos territórios. Nesta primeira edição foram premiados 160 vinhos, 12 Grandes Medalhas de Ouro, 90 Medalhas de Ouro e 58 Medalhas de Prata.

“Quero felicitar todos os produtores que trouxeram os seus melhores vinhos a concurso e, obviamente, felicitar a Única – Adega Cooperativa de Lagoa, bem como o Morgado do Quintão e a Quinta dos Vales pela fantástica pontuação e medalhas arrecadadas. Como representante de um território que tem vindo a recuperar a sua tradição vinhateira, não poderia estar mais satisfeito”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Os resultados da 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho, poderão ser consultados no site do Concurso: https://concursocidadesdovinho.pt/

A entrega de prémios irá decorrer no próximo mês de junho na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.