‘Permanência do Vinho de Carcavelos’ é o nome do conjunto escultórico agora inaugurado.
A obra da autoria do artista plástico Rui Sanches, inaugurada a 7 de agosto, evoca a produção do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras e é constituída por um conjunto de 17 colunas cilíndricas que sugerem a forma de pipas, empilhadas umas sobre as outras. O conjunto escultórico, informa a autarquia, representa um investimento total de 356.700€ e está localizado na rotunda de interseção da Rua da Estação Agronómica Nacional, Avenida da República e Rua da Quinta das Palmeiras, em Oeiras.
De acordo com a definição expressa pelo município “a forma final da colunata lembra um campo arqueológico, onde os restos de uma arquitetura clássica nos apareçam reduzidos aos fustes desiguais de uma série de colunas. A coluna, elemento essencial do sistema construtivo poste e lintel, é uma das formas distintivas da nossa cultura Clássica. As estruturas em aço corten que abraçam as colunas sugerem a forma de pipas, empilhadas umas sobre as outras”.
As Vindimas do vinho Carcavelos
Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras lembrou na ocasião que “este vinho reforçou a identidade do concelho”, lembrando que todos os anos a população é convidada a participar na vindima do Villa Oeiras. Há sempre um dia aberto, em que munícipes de todas as idades ajudam a apanhar as uvas para o Carcavelos. A vindima está também sempre aberta aos voluntários que aparecem durante essas quatro ou cinco semanas. “O projeto tornou-se identitário do concelho”, reforçou o autarca.
O Vinho de Carcavelos ‘Villa Oeiras’
O vinho de Carcavelos faz parte da impressão digital de Oeiras. Este vinho generoso remonta ao século XIV e atingiu o seu período áureo pelas mãos laboriosas e mente acutilante de Sebastião José de Carvalho e Melo – Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. O vinho de Carcavelos correu mundo. Entrou nas mais variadas culturas. Chegou a dar parte da sua ‘alma’ ao vinho do Porto de forma a proporcionar-lhe um ‘corpo’ e um paladar superior. Deste período fértil e auspicioso, decaiu para níveis que sem a intervenção da autarquia era expectável que deixasse de existir.
Nele se pegou e se recuperou e, hoje, a vinha continua a produzir, na encosta virada para o Tejo, na terra que sempre foi fértil, sacudida pelo vento que nos é típico, as castas. No branco, Galego Dourado, a Ratinho, a Arinto, as Rabo-de-Ovelha e a Seara-Nova; no tinto, a combinação perfeita entre as castas Castelão, Amostrinha e a Trincadeira. Castas que misturadas na medida exata, qual alquimia, dá origem a este generoso.
Prémios
Entre os vários prémios nacionais e internacionais, recorde-se:
Escolha da Imprensa 2019 – Categoria Vinhos Fortificados; Selezione Del Sindaco 2018 – Ouro e Prata; Revista Paixão pelo Vinho 2017 – Prémio Prestígio; Associação de Escanções Portugal 2016 – Tambuladeira Prata; Portugal Wine Trophy 2016 – Ouro; International Wine & Spirit Competition 2014 – Prata; Concours Mondial de Bruxelless 2013 – Prata; International Wine Challange 2013 – Prata; Concurso de Vinhos de Lisboa 2012 – Ouro; Selezione Del Sindaco 2012 – Grande Medalha de Ouro.
Os vinhos Carcavelos ‘Villa Oeiras’, entre outros, podem ser adquiridos na loja da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos
Rua Cândido dos Reis, 51 2780-213 Oeiras
Telf: 214 414 908
You must be logged in to post a comment.