//Montiqueijo poupou 47 toneladas de plástico em 2018

Montiqueijo poupou 47 toneladas de plástico em 2018

Esta foi a primeira empresa do setor a retirar o cincho dos seus queijos, em 1998.

A Montiqueijo – marca portuguesa produtora de queijos e a única com produção desde a origem – anuncia que reduziu a utilização de plástico em 47.025 kg no ano passado. A retirada do cincho (forma que envolve o queijo) nos seus produtos permitiu poupar mais de 165 toneladas de plástico entre 2016 e 2018. Através da geração própria de eletricidade solar, a marca conseguiu também evitar a emissão de 77 toneladas de CO2 em 2018.

Ao longo dos anos a empresa nacional tem investido em medidas para reduzir o impacto da sua atividade no Ambiente e assumir uma responsabilidade socio-ambiental cada vez maior.

O que torna, então, a Montiqueijo eco-friendly?

Primeira empresa do setor a retirar o cincho dos seus queijos (1998).
Pioneira no setor a instalar um sistema solar fotovoltaico (2015) que permite poupar 77 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano (2018).
203 toneladas de queijos produzidas inteiramente por energia solar anualmente.
Atualmente os 460 painéis solares instalados junto à fábrica permitem uma autossuficiência média mensal de 18%.
Reduziu 165 toneladas de plástico nos últimos três anos.
Única empresa do setor com circuito completo do processo produtivo: controla a produção da matéria-prima principal para os seus produtos (leite), ou seja, tem produção desde a origem, garantido a máxima qualidade dos queijos.
Economia circular: do cereal que alimenta os animais à produção do queijo.
Economia circular: o soro resultante da produção de queijo e requeijão é incluído novamente no circuito e utilizado na alimentação animal, evitando assim maior poluição e desperdício.
Zero desperdício e consumo consciente: a produção é planeada de acordo com as encomendas, para que não existam desperdícios.
Criou o primeiro requeijão de 85gr para combater o desperdício alimentar deste tipo de produto e promover o consumo diário nutricionalmente aconselhado.
Ecodesign nas embalagens: uma embalagem de queijo fresco Montiqueijo de 85gr tem apenas 29,8% de plástico face a outras marcas do mercado; uma embalagem de requeijão Montiqueijo tem apenas 45,97% de plástico relativamente a requeijões embalados de outras marcas.
Utiliza paletes reutilizáveis.
Conquistou os Reconhecimentos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela APEE, Associação Portuguesa de Ética Empresarial (2018).
Possui sistemas de ar comprimido, sistema de eliminação de energia reativa e de gestão energética.
70% de iluminação eficiente (LED).