//Montiqueijo ‘combate’ plástico

Montiqueijo ‘combate’ plástico

Empresa produtora de queijos poupou, no primeiro semestre deste ano, quase 26 toneladas de plástico.

Ecodesign nas embalagens: uma embalagem de queijo fresco Montiqueijo de 85gr tem apenas 29,8% de plástico face a outras marcas do mercado; uma embalagem de requeijão Montiqueijo tem apenas 45,97% de plástico relativamente a requeijões embalados de outras marcas.

A Montiqueijo – marca portuguesa produtora de queijos e a única com produção desde a origem – continua a investir diariamente em medidas ambientalmente mais responsáveis. No primeiro semestre deste ano, com o Ecodesign das suas embalagens, a produtora já poupou 25,7 toneladas de plástico.

Para reduzir a utilização de papel, a empresa instalou cinco secadores elétricos de mãos, nas zonas comuns, que serão alimentados pelo seu sistema solar fotovoltaico. Além de mais higiénicos, estes equipamentos produzem até menos 76% de CO2 que as toalhas de papel e reduzem as bactérias até 40%.

Incentivando os seus colaboradores a contribuírem para um meio ambiente melhor, a empresa ofereceu chávenas de café e de chá personalizadas com o nome de cada pessoa para evitar o consumo de copos de plástico. No bar/cafetaria da fábrica, o preço das bebidas sem plástico também foi diminuído.

Alguns números & factos que fazem da Montiqueijo eco-friendly:

Reduziu 165 toneladas de plástico nos últimos três anos. Poupou 47 toneladas de plástico em 2018. Primeira empresa do setor a retirar o cincho dos seus queijos (1998).

Pioneira no setor a instalar um sistema solar fotovoltaico (2015) que permite poupar 77 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano (2018). 203 toneladas de queijos produzidas inteiramente por energia solar anualmente. Atualmente os 460 painéis solares instalados junto à fábrica permitem uma autossuficiência média mensal de 18%.

Economia circular: o soro resultante da produção de queijo e requeijão é incluído novamente no circuito e utilizado na alimentação animal, evitando assim maior poluição e desperdício.

Zero desperdício e consumo consciente: a produção é planeada de acordo com as encomendas, para que não existam desperdícios.

Criou o primeiro requeijão de 85gr para combater o desperdício alimentar deste tipo de produto e promover o consumo diário nutricionalmente aconselhado.

Sobre a Montiqueijo:

A Montiqueijo – Queijos de Montemuro é uma empresa da região saloia, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, que tem conquistado o seu lugar no ramo dos laticínios. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado.