// ‘Monte das Servas Escolha’ branco e rosé de 2017

 ‘Monte das Servas Escolha’ branco e rosé de 2017

Herdade das Servas, uma das mais antigas a produzir vinho no Alentejo (em Estremoz), já lançou os seus primeiros vinhos da vindima de 2017.

Para os apreciadores de um branco fresco e elegante, ideal para o consumo do dia-a-dia, mas equilibrado, complexo e volumoso com um final de boca persistente, a equipa de enologia da Herdade das Servas desenhou o ‘Monte das Servas Escolha branco’, agora na edição de 2017. Na “espinha dorsal” deste vinho está uma das castas brancas mais utilizadas do Alentejo, o Roupeiro (50%). Na sua composição constam ainda o Antão Vaz (20%), o Arinto (20%) e o Sémillon (10%), para complementar a versatilidade de um branco que se apresenta límpido e com uma cor citrina. Nos aromas destacam-se o pêssego, a acidez da maçã e do limão, e a doçura da ameixa. Um branco sem madeira, para harmonizar com saladas, peixe grelhado e carnes brancas, habituais na dieta portuguesa, ou marisco e sushi.

Também sem estágio em madeira, o que o torna num vinho mais direto, mas sem que com isso perca o seu potencial gastronómico, a Herdade das Servas sugere o ‘Monte das Servas Escolha rosé’. Agora na colheita de 2017, este é o único rosé da Serrano Mira. Estamos perante um vinho límpido, de cor rosa. No nariz sobressaem os aromas de cereja, morango, framboesa e notas florais, um cocktail característico da Touriga Nacional (60%), a casta tinta mais portuguesa de Portugal que, aqui, é loteada com a Syrah (40%), muito comum em solos alentejanos. No palato revela-se um vinho estruturado, fresco e frutado. O final é persistente. Este conjunto de característica é ideia para beber a solo ou harmonizar com saladas, massas, pizzas, sushi e carnes brancas, pratos alusivos aos dias estivais.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Monte das Servas Escolha branco 2017

PVP: €4,90 •  Álc.: 13,5%  •  Acidez Total: 5,5 g/l  •  Açúcar Residual: 2,0 g/l  •  pH: 3,49

Monte das Servas Escolha rosé 2017

PVP: €4,90 •  Álc.: 13,0%  •  Acidez Total: 5,8 g/l  •  Açúcar Residual: 2,9 g/l  •  pH: 3,40

Sobre a Herdade das Servas:

Carlos e Luís Serrano Mira nasceram no seio de uma família de produtores, com uma forte ligação à propriedade rural e ao vinho. Cresceram a observar as suas práticas e a ouvir, com orgulho e atenção, os ensinamentos que os seus pais, avós e bisavós lhes transmitiam. Desde cedo, tomaram consciência que nada se consegue sem trabalho e sacrifício. Beberam inspiração na tradição familiar e adicionaram a sua visão, o que os levou à criação da Herdade das Servas, em 1998. A herança de duas talhas datadas de 1667 e mais de uma centena de fontes históricas asseguram que a produção de vinho na família acontece há pelo menos 350 anos e 13 gerações.