O queijo Milhafre da Ilha Terceira não deixou indiferente o júri do ‘Internacional Taste Institute’, composto por alguns dos melhores chefs e sommeliers do mundo.
A Edição de 2022 deste prémio de excelência distinguiu 2.350 produtos, a nível mundial, nas categorias de alimentação e bebida.
O queijo curado de vaca da Ilha Terceira, um dos queijos de especialidade da marca Milhafre dos Açores, conquistou o prémio ‘Superior Taste Award’, do prestigiado Internacional ‘Taste Institute’. A distinção, atribuída por um júri de mais de 200 Head-Sommeliers e Chefs de restaurantes com estrelas Michelin, é concedida aos produtos que apresentem uma pontuação total de degustação acima de 70%. O queijo Milhafre da Ilha Terceira obteve uma pontuação total de 83.2%, o que equivale a duas em três estrelas.
Este queijo açoriano de textura cremosa e sabor intenso e pronunciado, foi avaliado em cinco parâmetros diferentes, com ótimos resultados: primeira impressão (84%), visão (82%), olfato (83%), sabor (84%) e, por fim, textura (82%). É caso para dizer que não deixou o júri do concurso indiferente.
“Esta distinção pelo prestigiado e exigente júri do Internacional Taste Instiute enche-nos de orgulho, sendo um reconhecimento para Milhafre dos Açores enquanto marca especialista em queijos de origem açoriana. A verdade é que, desde 2005, milhares de produtos são avaliados anualmente, mas apenas os melhores são premiados, pelo que não podíamos estar mais felizes com este Superior Taste Award e com esta avaliação de 83.2%, que corresponde a duas em três estrelas. Este é um prémio de excelência para o nosso queijo curado de vaca da Ilha Terceira, que tem de facto um sabor de outra natureza que não deixa ninguém indiferente”, sublinhou Pedro Cunha, Gestor de Marca da Milhafre dos Açores.
Recorde-se que em novembro do ano passado, o queijo da Ilha Graciosa, outro dos queijos de especialidade da Milhafre dos Açores, também venceu o prémio de ‘Melhor Queijo de Vaca (cura prolongada)’ no concurso ‘Queijos de Portugal’.
Há alguns anos os queijos açorianos não eram tão conhecidos, apenas se conhecia o Queijo da Ilha (de São Jorge). Atualmente tem-se vindo a falar mais de outros, sobretudo os também premiados.
Sobre o International Taste Institute
O ‘International Taste Institute’, fundado em 2005 e sediado em Bruxelas avalia e certifica o sabor de alimentos e bebidas de todo o mundo. O júri é composto por mais de 200 chefs e sommeliers de renome de 15 associações europeias de culinária e sommelier, que realizam uma avaliação sensorial objetiva através da rigorosa metodologia de degustação às cegas. Além de pontuar o desempenho do produto de acordo com os cinco critérios sensoriais padrão acima descritos, o júri fornece comentários e sugestões para melhorias adicionais do produto e harmonização de alimentos.
Sobre a Milhafre dos Açores
A Milhafre dos Açores é uma marca de lacticínios do universo Lactogal criada em 1953 na Ilha Terceira, Açores. Inicialmente criada como marca exclusiva de manteiga, Milhafre detém atualmente no seu portefólio o Leite de Pastagem Milhafre dos Açores Meio-Gordo e Magro, o Queijo Curado São Luiz em Barra, as fatias cremosas Açorianas também com -50% de Gordura, o Queijo da Ilha Terceira e o Queijo da Ilha Graciosa.
Em 2019, a marca foi pioneira no lançamento do Leite de Pastagem Biológico, exclusivo de produtores açorianos que, em conjunto com a marca, desenvolveram um longo processo de conversão de solos para pastagens amigas do ambiente, livres de pesticidas ou adubos químicos de síntese. Este leite traduz o compromisso da Milhafre e da Lactogal com a biodiversidade e o respeito pelo bem-estar animal.