//Mil milhões em exportações de vinho

Mil milhões em exportações de vinho

Ministra da Agricultura anunciou apoios e meta de mil milhões em exportações de vinho em 2023.

A ministra da Agricultura anunciou em Lagoa, no Algarve, uma medida de apoio temporário e excecional no valor de oito milhões de euros, “aos agricultores e às pequenas e médias empresas (PME) no setor do vinho, no continente em concreto, que são particularmente afetados pela pandemia e pela crise provocada pela covid-19” disse à agência Lusa Maria do Céu Antunes, em Lagoa, no Algarve.

“Se temos a meta de chegar a 2023 com mil milhões de euros de exportações, não vamos baixar os braços e vamos continuar empenhados em ajudar o setor a fazer esta trajetória”, afirmou.

A governante fez a divulgação deste apoio no passado dia 7 de maio, no Convento de S. José (Lagoa), local onde decorreu o Concurso Cidades do Vinho e também o Concurso de Vinhos do Algarve.

Maria do Céu Antunes prevê que venham a apresentar-se “cerca de 750 produtores, nomeadamente os que têm menos acesso aos mercados externos”, apontando que o apoio de oito milhões de euros, visa “minimizar os impactos provocados pelo encerramento do canal horeca, da restauração e a quebra que o turismo tem no setor dos vinhos”.
“Estamos a anunciar estas medidas que vão começar a ser disponibilizadas a partir de 31 de maio e até final do ano, para que os agricultores e produtores se possam adaptar e prever aquilo que são os seus investimentos e a sua capacidade de dar resposta aos seus objetivos e metas a que se propõem”, referiu.
Maria do Céu Antunes, que se fazia acompanhar pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho e pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Bernardo Gouveia, iniciou a visita a este concelho na ´Única’- Adega Cooperativa de Lagoa.

O presidente do município anfitrião, Luís Encarnação mostrou a sua satisfação por “Lagoa receber a visita da Ministra da Agricultura, enquanto território vinhateiro e que outrora era um dos maiores produtores de vinho do país. Não é todos os dias que Lagoa é palco de anúncios tão importantes para o país, como aquele que tivemos o privilégio de ouvir, em primeira mão, de apoio ao setor vitivinícola», afirmou o autarca.

Concursos de Vinho
O Concurso Cidades do Vinho contou com mais de meio milhar de vinhos nesta primeira edição, cujos resultados deverão ser anunciados na próxima sexta-feira dia 14 pela entidade promotora, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em parceria com a ARVP – Associação de Rotas do Vinho de Portugal e a Câmara Municipal de Lagoa.
A XIII edição do Concurso de Vinhos do Algarve, recebeu mais de uma centena de vinhos algarvios e foi organizada pela Comissão Vitivinícola do Algarve, que deverá anunciar os resultados na mesma data.