//Migas em destaque no Redondo
migas de redondo

Migas em destaque no Redondo

Até 14 de novembro as migas alentejanas são rainhas nos pratos dos restaurantes aderentes neste concelho.

O Alentejo, conquista viajantes não só pelas suas paisagens incríveis e excelentes vinhos, mas também devido à sua cozinha tão rica em paladares.

Com o objetivo de divulgar esta riqueza gastronómica, mais a do concelho de Redondo, nasceu a iniciativa ‘Redondo Há Mesa’, numa parceria entre o município do Redondo e os estabelecimentos de restauração do concelho, como o objetivo de promover a riqueza e as memórias gastronómicas deste território.

Desde 2016 que em todos os trimestres do ano a vila de Redondo recebe a iniciativa ‘Alentejanices no Prato’, através da qual os restaurantes aderentes convidam os visitantes a ‘percorrer’ um verdadeiro roteiro gastronómico com as melhores iguarias do Alentejo, com a possibilidade de degustar alguns dos pratos mais típicos da região numa clara alusão à dieta mediterrânica. Assim, é possível encontrar ao longo do ano a Sopa de Tomate com Carne Frita, as Migas à Alentejana, a Açorda à Alentejana, o Cozido de Grão, a Sopa de Cação, o Cozido à Portuguesa e as Migas de Espargos.

migas de redondo

Associadas a esta iniciativa decorrem as semanas gastronómicas, destacando-se entre os dias 7 e 14 de novembro a Semana das Migas. Assim, até ao próximo domingo dia 14 as tradicionais migas alentejanas serão rainhas nos pratos dos restaurantes aderentes.

E como no Alentejo come-se bem, mas também se bebe vinhos de grande qualidade, a degustação desta gastronomia tão rica poderá ser complementada com a escolha de um bom vinho do Redondo, de entre as 11 Adegas do concelho.

Por fim, após ter degustado estas iguarias e já com a barriga bem aconchegada, os visitantes poderão conhecer as Olarias, o Museu do Barro e o Museu do Vinho, a Oficina das Ruas e ainda, realizar uma pequena incursão à Enoteca de Redondo.

Receita das ‘Migas à Alentejana’

(Texto integral da Câmara Municipal de Redondo)
O ingrediente principal deste prato é o pão que deve de ser do tipo caseiro (preferencialmente alentejano) e duro, a fim de a receita manter a sua textura e consistência.
O outro ingrediente emblemático da nossa gastronomia é a carne de porco.
As migas à Alentejana confecionadas a partir da carne de porco (entrecosto, lombo de porco, toucinho), o pão, sal, alho moído, folhas de louro, azeite, massa de pimentão e água.

Começa-se por temperar a carne na véspera, elaborando uma marinada com a massa de pimentão, alhos e sal.
No dia seguinte, frita-se a carne em azeite.
Retira-se a carne que já está frita para uma travessa, corta-se o pão em fatias muito fininhas para melhor se dissolver, escaldando- se de seguida em água a ferver e coloca-se uma pitada de sal a gosto (não exagerar na quantidade de sal, uma vez que o tempero utilizado já tem sal).
Utiliza-se o pingo da carne frita para ferver o pão e vai-se esmigalhando de forma a criar a miga.
Durante a confeção tenta-se dar a volta às migas para saírem em rolo. Desta forma estão prontas a serem servidas acompanhadas com a carne frita com rodelas de laranja, criadas nos quintais alentejanos.