//Mesa Rica de Gente Pobre

Mesa Rica de Gente Pobre

Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal (Grândola), promove um almoço, aberto a ‘não confrades’.

“Um encontro, uma tertúlia, para falar de comida, hábitos e costumes” é a forma de apresentação da primeira de um conjunto de ações que esta confraria com sede na aldeia mineira do Lousal vai promover, descentralizando assim a sua atividade a outras localidades do concelho de Grândola e territórios limítrofes.

A Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal revela que “falar de comida, valorizando as boas práticas subjacentes à origem dos produtos e sua transformação, é lema dos diversos eventos que iremos realizar. Ter orgulho do que se tem e do que melhor se faz nesta região, incentivando, valorizando, e enriquecendo o património e o território é objetivo deste evento que reúne à mesa produtores e consumidores.”

O primeiro evento ‘ Mesa Rica de Gente Pobre /Mesa do Território’ constitui mais uma oportunidade de encontro e conversa entre confrades, mas os ‘não-confrades’ podem igualmente vir conhecer o ‘espírito confrádico’ desta iniciativa que terá lugar no Restaurante Mira Ponte (estrada do Carvalhal/Troia) no dia 17 de março (domingo) às 13h. “O Sr. Simões, proprietário do Restaurante, apresenta-nos uma refeição de sabores e saberes Alentejanos e, ao longo do almoço, falaremos”, promete a confraria.

A Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal nasceu em 2010 na antiga aldeia mineira do Lousal, no concelho alentejano de Grândola e tem como objetivos:
Promover a investigação do património dos saberes e sabores, defender a autenticidade e suas ligações em múltiplos aspetos: cozinha mineira, cozinha alentejana e seus produtos, artesanato, ofícios, profissões tradicionais, arte, literatura e evolução que permita fazer uma reconstrução histórica dos nossos antepassados e sua evolução no tempo, nas tradições das gentes e conquistas mineiras.

O almoço programado para dia 17 de março é aberto a ‘não confrades’ e para mais informações: 265 497 272 ou 925 458 496