//Mesa e Território no Litoral Alentejano
litoral alentejano

Mesa e Território no Litoral Alentejano

Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal (Grândola), vai alargar as suas atividades ao litoral alentejano.

 

No próximo dia 14 de maio a confraria criada há 10 anos na localidade das antigas minas do Lousal, no concelho de Grândola, realiza mais um Capítulo para entronização de novos confrades. Este momento alto da vida da Confraria Saberes e Sabores no Lousal será marcado também por um novo desafio desta associação de defesa e promoção do património gastronómico, com a apresentação de um projeto de alargamento da sua atividade a outros territórios.

 

litoral alentejano

 

Mesa e Território no Litoral Alentejano

A mesa é o melhor ‘local’ de encontro para quem, mais do que apenas alimentar-se, procura o prazer de comer, beber e saber. Por outro lado, os territórios definem os produtos, as confeções culinárias e os usos e costumes das gentes. No caso desta a região é incontestável que há muito para oferecer, mas é preciso salvaguardar a autenticidade a par do desenvolvimento económico, um desafio (grande) que a confraria entendeu assumir.

“Depois de uma década de experiências, com objetivos atingidos de bons e menos bons Capítulos chegamos aos dias de hoje, com vontade de reestruturar a nossa Confraria. Afinal os tempos mudam. Devemos unir esforços para que a Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal, agora aberta ao Litoral Alentejano ganhe novos instrumentos capacitados para acrescentar valor ao acervo cultural da nossa região”, refere Fernanda Calado, Grã Mestre da confraria acrescentando: “Pessoas, Comida, Cultura e Meio Ambiente, são motivações inspiradoras que se encontram em praticamente todo o Litoral Alentejano. Por isso pretendemos desenvolver dinâmicas que promovam e registem os Saberes e Sabores, que defendam as boas práticas e autenticidade regional, atuando com total independência e isenção política e religiosa”, conclui.

 

Capítulo

Por norma, as confrarias realizam o seu ‘Capítulo’ anualmente com o objetivo principal de receber e entronizar os novos membros, os confrades. É considerado o ‘momento alto’ da vida da confraria.

Embora seja direcionado para outras confrarias e convidados, a Confraria Saberes e Sabores no Lousal admite a possibilidade de participação de pessoas que se interessem pela temática dos ‘Saberes e Sabores’.

Para o evento de dia 14 de maio a programação prevê, na descrição da própria confraria:

Almoço temático ‘Grand´Olha’, depois de assistir a uma cerimónia litúrgica que nos lembra tempos que vão ficando relegados na prateleira das memórias. Mas… antes, logo na primeira hora da manhã teremos um ‘mata-bicho’ com produtos regionais do Litoral Alentejano. No jardim Iº de maio um autocarro espera-nos para nos levar ao Lousal, para o almoço.

 De passagem teremos ocasião de mostrar às Confrarias e Amigos o espaço museológico de Grândola e passaremos por um espaço que nos leva aos primeiros passos da civilização altura em que os mercados eram equipamentos-âncora em qualquer meio envolvente. Não podíamos deixar de juntar a todo este elenco Música e Poesia e um pouco de Palestra. Lá para o fim da tarde alusões e simpatias serão distribuídas a distintos Confrades. O dia será de festa e a Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal iniciará um novo ciclo no Litoral Alentejano, preiteando neste XI CAPITULO a Terra mãe Grândola onde nasceu a nossa Confraria.

 

litoral alentejano

Programa

9h30 – Receção aos Convidados na Casa mostra de Produtos Endógenos ‘Mata Bicho’ Enunciação, Presidente da CMG Sr. Figueira Mendes e M. Fernanda Calado

10h30 – Cerimónia de entronização de novos Confrades na Igreja Matriz de Grândola

Elocução do Respeitável Confrade, Padre Manuel Rosário e pelo Digníssimo Confrade José Manuel Alves.

12h30 – Foto de família à porta da Igreja

12h45 – Visita ao Espaço Museológico de Grândola.

13h15 – Cortejo pela rua Jacinto Nunes até a meio do Jardim 1º de Maio

13h45- Ida para as Minas do Lousal – Almoço Temático – Autocarro com regresso às 18h00

14h15 -Almoço Temático no Armazém Central – com animação – “Grand`Olha” almoço da responsabilidade do Chef Sérgio M. Borges Filipe.

15h15 – Elocução do Confrade de Honra Amílcar Malhó – ‘Os Saberes, os Sabores e os territórios’.

15h40 – Atuação do Poeta, Escritor e Músico Álvaro Maio

16h40 – Entrega de prémios ‘Simpatias Mesa e Território’.

Nota: Este Capítulo terá um custo total de 23 euros (Programa 9h30 ás 18H)

 

 

Contactos:

Email: confrariacomterritorio@gmail.com

Tlm: 966185661