//Mercearia abre em plena pandemia

Mercearia abre em plena pandemia

“Com toda esta situação, em vez de cruzarmos os braços, decidimos ser esta a altura para arregaçar mangas e arriscar…”

A abertura da loja devia ter acontecido antes da Páscoa com a presença dos muitos produtores parceiros e dos habitantes do bairro de Campo de Ourique em Lisboa onde se localiza. Face aos atuais constrangimentos causados pela Pandemia COVID-19, os proprietários da ‘Mercearia Charcutaria Gonçalves & Freire’ decidiram abrir a loja no passado dia 16 de abril, com um serviço adaptado aos atuais desafios.

Este projeto conjunto de António Gonçalves e de João Freire nasceu da saudade da serra da Estrela e das memórias das suas vivências rurais em aldeias serranas. Esta é uma mercearia que não quer estar na moda, quer antes responder a uma visão e uma necessidade cada vez mais premente – bem servir, com qualidade, comprar português e o que é tradicional e originário dos produtores nacionais.

“Com toda esta situação com o Covid-19 em vez de cruzarmos os braços, decidimos ser esta a altura para arregaçar mangas e arriscar por todos Nós, pelos portugueses. Isto é remar literalmente contra a corrente, mas acreditamos. Por que não? Insistimos em preservar as tradições e resistir à dependência das grandes superfícies comerciais”, sustenta António Gonçalves.

Todos os produtos vêm diretamente dos produtores, apostando assim numa comercialização que valoriza os circuitos curtos, com vantagens competitivas para o negócio, mas também para os pequenos produtores. “É uma prioridade da mercearia a valorização e dignificação das pequenas produções locais, as que têm maior impacto na economia familiar dos territórios de baixa densidade”, assume o empresário.

A mercearia irá disponibilizar, muito em breve, entregas ao domicílio por via de uma plataforma de venda online. No imediato, e mediante contacto telefónico, as compras com valor superior a 20€ (dentro da cidade de Lisboa), serão entregues ao domicilio sem quaisquer custos. Para fora de Lisboa (concelhos: Amadora; Cascais; Loures; Odivelas; Oeiras e Sintra) o valor mínimo para entrega é de 30 €.
Produtos para venda: queijo serra da Estrela; queijo da Soalheira; queijo de Nisa; requeijão Serra da Estrela; queijo fresco de azeitão; vinhos; pão centeio do Sabugueiro; pão de mafra e alentejano; bolo negro de Loriga; farinha de castanha; bombons de Portalegre; azeites; compotas; biscoitos; conservas finas e produtos de charcutaria da Beira Alta e de Trás-os- Montes. Fruta da época e leguminosas a granel.

Mais em:
https://www.facebook.com/Mercearia-Charcutaria-Gon%C3%A7alves-Freire-105013557848132/
https://www.instagram.com/goncalvesefreire/?hl=pt

Foto de capa: broa e bolo negro de Loriga