Municípios ‘homenageiam’ pessoas que contribuíram para dar prestígio e notoriedade à gastronomia/vinhos dos respetivos concelhos.
São homenageados antigos e atuais proprietários de restaurantes, cozinheiros, cozinheiras e chefes, ‘criadores’ de especialidades regionais, confrarias gastronómicas, produtores de gado, vitivinicultores, entre muitos outros
As homenagens dos municípios, para assinalar o 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a ‘bem imaterial do património cultural de Portugal” assumem um importante significado não apenas local e regional mas, na maior parte dos casos, com dimensão nacional.
Aqui apresentamos exemplos do que vai acontecer um pouco por todo o País. São´pistas’ do que, de forma desenvolvida, poderá encontrar no link do final deste texto.
Memória de Sabores – Homenagens
Águeda – Três confrarias
Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu, Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão e Confraria da Pateira, porque promovem de forma exemplar a gastronomia do município.
Arcos de Valdevez – Raça Cachena
…os que defenderam e preservaram ao longo de várias gerações a raça Cachena, permitindo certificá-la e perpetuá-la na História da gastronomia portuguesa.
Arruda dos Vinhos – José Ramalheiro
…pela criação, em 1974 do doce regional ‘Bruxas d’Arruda’, inspirado numa lenda local.
Beja – Florival Baioa Monteiro
… Publicou Doçaria Conventual e Tradicional’ e ‘1ª Feira de Doçaria Tradicional do Alentejo – Receituário’. Estimulou a criação das primeiras mostras e feiras de doçaria tradicional…
Carregal do Sal – Aristides de Sousa Mendes
…salvou milhares de judeus da perseguição nazi é homenageado pela coragem de ser diferente… “Como diferente e única é a nossa Alheira com Pinhão”, refere a autarquia.
Felgueiras – Leonor Rosa da Silva
O pão-de-ló de Margaride surgiu há 300 anos, primeiro como atividade rudimentar de doçaria e depois, com Leonor Rosa da Silva
Figueira de Castelo Rodrigo – Munícipes
…que contribuíram para a preservação e promoção da gastronomia da região, “como mestres e chefes, mas também os produtores/criadores e vitivinicultores do território.
Grândola – Cozido do Canal Caveira
O ‘Cozido do Canal Caveira’ é um prato rico e equilibrado confecionado com produtos locais (carnes e legumes), exemplo da imensa diversidade gastronómica do Concelho de Grândola.
Lagos – Oito doceiras locais
…que em 2019, para apuramento dos finalistas do programa da RTP1 “7 Maravilhas Doces de Portugal”, se aventuraram na hercúlea tarefa de confecionar o maior Dom Rodrigo do mundo.
Loures (Bucelas) – Maria Fernanda Inácio Viola
… mais conhecida por Avó Fernanda, filha do primeiro proprietário, nascida e criada nesta casa, que reavivou a receita do Arroz de Costela com Grelos.
Marco de Canaveses – Anho Assado com Arroz de Forno
Por volta dos anos 50, nasce, pelas mãos de D. Ana Magalhães e sua mãe, o afamado Anho Assado com Arroz de Forno.
Palmela – Dois jovens empreendedores
…que criaram um produto único e inovador. Produzido com o generoso de mesmo nome, o ‘Bombom de Moscatel de Setúbal’ assume a homenagem.
Portalegre – Maria Helena Henriques e José Henriques
… pelo legado que deixaram à cidade, no sector da restauração ao longo do tempo na gestão de cinco dos mais importantes Estabelecimentos de Restauração da cidade.
Redondo – Restaurantes do concelho
…por se encontrarem sempre na linha de apoio e divulgação da gastronomia do concelho e da arte de bem servir e divulgar o que de melhor aqui se produz e confeciona.
Rio Maior – Maria Alice Sequeira
… criadora do Pão-de-Ló de Rio Maior.
Santarém – Rodrigo Castelo
O sonho falou mais alto e o desafio levou-o a colocar fim a uma carreira profissional na indústria farmacêutica e inaugurar o Taberna Ó Balcão, em Santarém em outubro de 2013.
São Vicente (Madeira) – Produtores
… de carne bovina e produtores vinícolas do concelho de São Vicente.
Setúbal – Pastelaria Regional “O Cego”.
A história das tortas de Azeitão é a história desta casa fundada em 1901, de onde saíram não só as famosas tortas, mas também os não menos apreciados Esses ou os queijinhos doces.
Tomar – José Quitério
Eminente crítico gastronómico, nascido em Tomar, fundou da Secção de Gastronomia do semanário Expresso. Em 2015 recebeu o prémio ‘Universidade de Coimbra’.
Torres Vedras – D. Maria Adelaide Rodrigues da Silva
Veio para Torres Vedras e foi a sua tia-avó, que lhe ensinou a receita… Em meados do século XX, o Pastel de Feijão tinha-se assumido universalmente como o doce de Torres Vedras.
Vila de Rei – Chefe Silva
…poder contar com o apoio de tão ilustre nome na arte de bem cozinhar foi, não só um sucesso, mas um enorme orgulho.
Vila Franca de Xira – Os avieiros
A defesa da receita do Sável Frito com Açorda de Ovas é também a defesa da memória destas gentes do rio. Os Avieiros.
Vila Nova de Foz Coa – Agricultores
… da região do Douro Superior que contribuíram para a criação do espetáculo invulgar que anualmente ocorre quando os amendoais se enchem de flores e os montes se ‘salpicam de neve’.
NOTA – No domingo dia 26, a partir das 17 horas uma emissão online vai mostrar, em fotos, videos e comentários, as homenagens realizadas no fim de semana. Pode ser acompanhado na página de facebook: Gastronomia Património Cultural.
Informação mais desenvolvida em: www.ampv.pt
You must be logged in to post a comment.