//‘Melhores azeites do mundo’ em Lamego
azeites

‘Melhores azeites do mundo’ em Lamego

A Quinta da Pacheca, no concelho de Lamego, será a anfitriã do concurso de azeites ‘Brazil International Olive Oil Competitition’ (BRAZIL iOOC), considerado um dos mais importantes a nível mundial

Serão mais de 100 amostras, de 15 países diferentes, colocadas à prova na 4ª edição do BRAZIL iOOC, que decorrerá de 7 a 9 de agosto e conta com um painel de jurados proveniente de três continentes diferentes.

Entre os países representados, é de referir aqueles que não são usualmente associados à produção de azeite, como Israel, Uruguai, Tunísia ou Estados Unidos da América.

Este concurso destaca-se por se realizar em simultâneo em Portugal e no Brasil, onde o local escolhido para a realização do concurso foi o restaurante Kinoshita.

A Quinta da Pacheca tem vindo a apostar, e com sucesso, na olivicultura através da plantação de dezenas de oliveiras e recuperação de árvores na propriedade.

A campanha de 2020/2021 resultou no lançamento de cinco diferentes azeites. Para lá do Quinta da Pacheca – Azeite Premium Virgem Extra, surgiram mais três monovarietais e um azeite biológico.

 

azeites

 

A aposta da Quinta da Pacheca na produção de azeite está relacionada com a criação de um programa específico aberto ao público para a época da apanha da azeitona, no qual os visitantes podem participar na experiência, de que faz parte um ‘kit’ boas-vindas com a tradicional broa de milho e azeitonas curadas, a que se segue um passeio pelo olival com participação na tradicional colheita.

As refeições dos jurados que estarão a avaliar as amostras em Portugal serão confecionadas com azeite da Quinta da Pacheca. Os participantes têm ainda à disposição uma prova das cinco referências de azeite, que serve de aperitivo para um almoço tradicional de quatro momentos, com dois vinhos DOC Douro da Quinta da Pacheca e um vinho do Porto.