//Mêda e o Vinho
mêda

Mêda e o Vinho

O setor do vinho e da vinha, associados ao turismo, são os principais dinamizadores económicos do concelho de Mêda.

 

Concelho

Situa-se na parte norte do distrito da Guarda. Tem uma área total de 286Km2 e 5200 habitantes.

 

Região

Integra a Região Vitivinícola do Douro e a Região Vitivinícola da Beira Interior e pertence à Rota do Vinho do Porto e do Vinho do Douro (sub-rota do Douro Superior).

 

Vinho

Acredita-se que a viticultura tenha sido implementada na região durante a ocupação romana. Atualmente, são conhecidos no concelho mais de 64 estruturas de lagares rupestres, a maioria em afloramentos graníticos, muitos ainda bom estado de conservação.

As provas mais evidentes de que os romanos produziram vinhos na região podem ser encontradas no Sítio Arqueológico de Vale do Mouro, com o seu belo mosaico policromático dedicado a Baco e um lagar edificado.

Do ponto de vista vitivinícola, o concelho de Mêda está integrado em duas regiões: a Região Demarcada do Douro e a Região Vitivinícola da Beira Interior, produzindo-se no concelho, vinhos com denominação de origem ‘Porto’, ‘Douro’ e ‘Beira Interior’, para além de vinhos com Indicação Geográfica ‘Terras da Beira’.

Tintos de personalidade forte, das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Nos brancos, muito frescos e aromáticos, destacam-se as castas Viosinho, Rabigato e Gouveio.

 

Gastronomia

‘Posta’ de vitela, cabrito e borrego, destacando-se o borrego da raça autóctone Churra Mondegueira. Queijos de ovelha (no concelho existem mais de 6.000 ovinos), amêndoa e castanha.

 

Oferta Enoturística

O Concelho de Mêda insere-se no planalto do nordeste da Beira Interior, na transição da paisagem granítica tipicamente beirã, para os solos xistosos do Douro.

As paisagens refletem este cariz bastante próprio, que vai dos vinhedos de socalcos esculpidos nas encostas, às serranias serpenteadas por veredas que proporcionam cenários perfeitos para o contacto com a natureza.

O concelho de Mêda possui um inestimável património cultural que merece prolongada visita. A Aldeia Histórica de Marialva, com seu imponente Castelo e Cidadela. Longroiva, terra de templários e de termas ancestrais, ponto de entrada no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

No território existe um largo leque de oferta de Alojamento Local, que por sua vez proporcionam um abrangente pacote de experiências a quem visita, onde o vinho ocupa, obviamente, lugar de destaque. Tudo isto aliado a uma oferta única ao nível do património religioso e arqueológico. Há todo um mundo a descobrir, em Mêda, ‘Onde o Douro Encontra a Serra’.

 

Feiras e Eventos

Feira de Vinhos ‘Onde o Douro Encontra a Serra’ (Outubro)

Festa em Honra do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos (Agosto)

Mercado Medieval de Marialva (Maio)

Marchas dos Santos Populares (Junho)

Romaria da Santa Cruz (Maio)

Festival “Mêda+”

Prova de BTT- Mêda100 (Outubro)

Festival de Folclore (Junho)

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV