‘Pastel de atum, grão-de-bico e espinafres’, ‘Hambúrguer de cavala, feijão frade e broa’, ‘Brigadeiro de Sardinha’ e ‘Broa e Couscous de carapau’, são algumas das propostas.
Mas com este ‘Manual’ pode preparar muitas outras refeições de baixo custo, com as nossas conhecidas ‘latas de conserva’, ou melhor, com o conteúdo das mesmas e, o que ainda é mais interessante, com baixo custo.
O manual ‘Receitas com Lata’ foi lançado pela Direção-geral da Saúde (DGS) no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) e apresenta várias receitas, da autoria do chef Fábio Bernardino, à base de conservas de pescado, para “transformar uma simples conserva numa refeição ou snack rápidos de fazer, com elevada qualidade nutricional e excelente sabor”.
Em comunicado que dá conta da iniciativa, a DGS lembra que as conservas de pescado, “pelo seu valor nutricional, em particular associado ao seu teor em proteína de elevada qualidade, ácidos gordos da série ómega 3 e diversas vitaminas e minerais e, pela sua facilidade de utilização e baixo custo, podem ser um alimento de grande interesse para promover o consumo de pescado na população portuguesa”.
Além das receitas, o manual apresenta também os valores nutricionais das conservas de pescado disponíveis em Portugal, resultado de um “trabalho de pesquisa inédito”, para permitir que quem compre pescado de conserva saiba as características nutricionais do que vai consumir.
O manual, criado por uma equipa de nutricionistas do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, investigadores e pela direção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pode ser consultado em:
https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2018/08/Receitas-com-lata.pdf