//Maiores Caves de vinho do Porto voltam a receber visitas
caves de vinho do porto

Maiores Caves de vinho do Porto voltam a receber visitas

Com Vinhos harmonizados com chocolates ou queijos DOP, provas e piqueniques no pátio, a Cockburn’s, uma das últimas tanoarias em atividade das caves de vinho do Porto, volta a receber visitas.

Estão novamente abertas as portas daquelas que são as maiores caves de vinho do Porto da zona histórica de Vila Nova de Gaia: as Caves Cockburn’s. O Centro de Visitas, detido pela família Symington, volta, assim, a promover visitas guiadas, variadas provas de vinho do Porto, piqueniques no pátio com produtos tradicionais, e, ainda, a possibilidade de conhecer a arte da tanoaria, com os mestres tanoeiros que trabalham diariamente no local.

 

 Uma viagem na história da marca e dos mestres tanoeiros

Sendo uma das casas de vinho do Porto mais reconhecida no setor, a visita guiada vai dar a conhecer a história da marca, com alguns registos, datados de 1930, de John Henry Smithes, figura conhecida como o cowboy do Douro, que desafiou algumas ‘regras’ da produção de vinho do Porto e que permitiram à Cockburn’s o seu crescimento e reconhecimento. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer melhor a família Symington, assim como algumas das particularidades sobre o terroir do Douro e o armazém, o maior da zona histórica de Vila Nova de Gaia, que comporta 6.518 pipas de vinho do Porto em estágio, assim como o equivalente a 10.056 pipas em balseiros, que permitem manter o tradicional envelhecimento em cascaria de carvalho avinhada.

O trabalho realizado por uma equipa completa de sete mestres tanoeiros, que empregam as mesmas técnicas e ferramentas dos seus antepassados, e garantem todas as operações de manutenção e reparação dos cascos e pipas que armazenam os vinhos da família Symington será um dos aspetos a observar cuidadosamente.

caves de vinho do porto

 

Vinhos harmonizados com chocolates ou queijos DOP

Depois da visita, chega o momento da prova. Com várias degustações disponíveis, o Centro de Enoturismo sugere na sua reabertura uma degustação premium, com pairing com chocolate. A prova 3 Portos 3 chocolates harmoniza os vinhos Cockburn’s Fine White, Tawny 10 anos e um Vintage Quinta dos Canais com os paladares de três bombons escolhidos para o momento.

Na Sala John Smithes, os visitantes serão convidados a realizar uma prova com uma seleção de queijos e três vinhos do Porto Vintage da casa Cockburn’s. Na degustação, os visitantes podem provar o Cockburn’s Quinta dos Canais Vintage com queijo de ovelha Nisa DOP, o Cockburn’s Vintage 2007 harmonizado com queijo de vaca S. Jorge DOP e, ainda, o Cockburn’s Vintage 2011 com queijo de cabra Beiralacte.

 

vinho do porto    queijo beiralacte

 

Piqueniques de volta ao pátio

Para quem não dispensa um bom petisco, o pátio da Cockburn’s continua a ser o espaço ideal para um piquenique. O menu inclui uma variedade de iguarias, como pão rústico, presunto, queijo do Alentejo, azeitonas biológicas, paté de atum, fruta e até chocolate com recheio Cockburn’s Special Reserve, entre outros petiscos. Para acompanhar, o cesto integra dois copos de Altano Douro DOC, assim como dois cálices de Cockburn’s Special Reserve. Sublinhe-se ainda que há um menu de piquenique vegetariano que inclui, entre outras iguarias, opções como pão rústico, azeitonas biológicas, fatias veganas, húmus e tomate cherry.

 

Atividades para toda a família

Para as famílias que querem usufruir de um dia nas Caves Cockburn’s, o espaço criou um guião adaptado para captar a atenção dos mais novos, reservando ainda um momento de ‘prova’ especial com sumo, enquanto os adultos usufruem das suas degustações.

As Caves Cockburn’s estão abertas das 09h30 às 18h, com a última visita a ser admitida às 17h30. As marcações das visitas podem ser feitas através do site www.cockburns.com ou dos contactos cockburnslodge@cockburns.com, 913 007 950.

 

Sobre a Symington Family Estates

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, de elevada qualidade com o seu forte compromisso com a região e as suas pessoas.

Hoje, dez membros da família Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de vinho do Porto, Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s , bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, o seu mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo.

A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro, com 26 quintas a perfazer 2.420 hectares, dos quais 1.114 de vinha. As vinhas são geridas sob princípios de sustentabilidade, sendo que 130 hectares têm certificação biológica, a maior área de vinha biológica no Douro.

A família tem efetuado investimentos significativos em I&D na viticultura, para adaptação às alterações climáticas, e promove um ambicioso plano de sustentabilidade denominado ‘Missão 2025’, que integra um conjunto de metas. Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, tornando-se na primeira empresa de vinhos em Portugal a dar este importante passo, juntando-se a uma comunidade global empresarial auditada segundo os mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental, com o compromisso de usar o negócio como uma força para o bem.

 

 

Imagem Caves Cockburn’s: viajandoeviajando.com