//Maior brinde digital de Portugal

Maior brinde digital de Portugal

Na 5ª feira, dia 30 de abril, faça um brinde de apoio e (re)afirmação da excelência dos vinhos portugueses.

É tempo de preocupação pelo futuro do setor vitivinícola de Portugal (e mundial). Mas os portugueses sabem (e sentem nas papilas gustativas), a qualidade que crescentemente os nossos vinhos apresentam, reconhecida não apenas por nós, mas por exigentes jurados de concursos e consumidores de mercados internacionais.

Na origem deste sucesso estão os territórios vinhateiros e todos quantos contribuem para que deles possam sair boas uvas que se transformam em bons vinhos. É para este mundo rural mas também para todos quantos direta ou indiretamente contribuem para que os vinhos cheguem aos nossos copos, que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) promove, no âmbito do seu 13º aniversários o ‘Maior Brinde Digital de Portugal’.
Um brinde aos 13 anos da AMPV e ao sucesso passado e que continuará no futuro, dos vinhos de Portugal. Para participar deve aceder a facebook.com/ampvinho às 19 horas de 5ª feira dia 30 de abril.

Mas quem brinda COM e AO vinho é porque gosta DE vinho. E quem gosta quer saber mais sobre ele (o vinho) e por isso, não deve perder a ação que se inicia uma hora antes do brinde.

‘Provas 6/6’ vai colocar online dois enólogos que trazem, cada um deles, um convidado e três vinhos. As três edições anteriores realizaram-se às Sextas-feiras, às seis horas, com seis vinhos. Nesta edição ‘Especial Aniversário’ muda o dia, passando para esta quinta-feira por ser o dia de aniversário da AMPV, mas mantem-se o horário (seis horas da tarde) e o número de vinhos em prova (seis).

Os enólogos desta 4ª edição são Helena Mira, docente da Escola Agrícola de Santarém na área da enologia e membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais, que terá como convidada Alexandra Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura.

E Osvaldo Amado, enólogo que trabalhou em vários pontos de Portugal e também no Brasil, lançou recentemente o projeto ‘Raríssimo’ e convidou para o acompanhar nesta emissão Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

E será na parte final desta ‘prova especial’ que se realizará aquele que, pelo menos para já, ficará a ser o maior brinde digital de Portugal.

E o(a) leitor(a) terá oportunidade de participar e de fotografar o momento, a sós ou acompanhado(a) e publicar as suas fotos através de #brindeampv.

5ª feira, 30 de abril, às 19 horas (Prova de vinhos com início às 18 horas) em facebook.com/ampvinho

A origem do brinde

Não há uma ‘explicação’ única sobre a origem do brinde, mas a que tem mais ‘adeptos’ é a que o associa ao envenenamento dos inimigos muito ‘praticada’ na Antiguidade por gregos e romanos.
Por essa razão, o anfitrião mandava colocar na sua taça o que seria servido imediatamente a seguir ao convidado e, tocando as taças, ambos bebiam ao mesmo tempo. Por razões óbvias, seria importante dizer: ”saúde”. Talvez a expressão venha desse tempo.