//Mafra – Ouriços do Mar
mafra ouricos do mar

Mafra – Ouriços do Mar

Há quem lhe chame o caviar da Ericeira. De facto, tendo em conta a sua raridade e dificuldade na apanha, aliadas à explosão de sabor a maresia que transmite ao paladar, podemos dizer que estamos perante uma iguaria exclusiva e incomparável.

Todas as receitas são possíveis de ser confecionadas com ouriços-do-mar, de açordas a empadas, passando por ouriços-do-mar “à Brás” ou leite-creme de ouriços-do-mar. E ainda os pode provar na sua forma mais saborosa e surpreendentemente fresca: ao natural, sem serem cozinhados nem temperados.

A promoção de uma iguaria local

Iniciativa integrada na estratégica de valorização e promoção dos produtos endógenos do Concelho de Mafra, nos últimos anos tem-se vindo a realizar na Ericeira o Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, evento que conta anualmente com a adesão de estabelecimentos da restauração local, que dão a provar aos visitantes diversas receitas assaz criativas onde este é o ingrediente principal.

ouriços do mar

 Harmonização

Os sabores intrigantes do Ouriço-do-Mar são acompanhados na perfeição pelo vinho Dona Fátima, da Manzwine, uma produção vinícola familiar localizada na aldeia de Cheleiros. Este vinho de casta 100% Jampal, resulta de uma fermentação em depósito de INOX de pequeno volume, com controlo de temperatura, terminando em barricas de carvalho francês, num estágio “bâtonnage” de 6 meses.

Com aroma frutado e floral, é dono de uma untuosidade e bom corpo harmonizados por uma acidez firme, num conjunto fresco, aromático, persistente e envolvente.

Atividade

De forma a dar a conhecer este produto típico e todas as suas potencialidades, a Câmara Municipal de Mafra promove anualmente o Festival Internacional do Ouriço-do-mar. Englobando uma mostra gastronómica nos restaurantes aderentes, show cooking, degustações e jornadas técnicas, a iniciativa decorre no Mercado Municipal da Ericeira, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva em diversos restaurantes das vilas costeiras da Ericeira e Ribamar.

 

(Conteúdos produzidos pelo município de Mafra, para ‘Harmonizações, histórias e Memórias’, aquando da comemoração dos ‘21 Anos da Gastronomia Património Cultural’, promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)