//Madalena e o Vinho
madalena

Madalena e o Vinho

No coração do Atlântico, onde o mar beija o rendilhado solo basáltico, ergue-se uma terra de beleza singular, a Madalena, cuja paisagem da cultura da vinha é classificada pela Unesco como Património da Humanidade.

 

Concelho

Situada no extremo oeste da ilha do Pico, na Região Autónoma dos Açores, a Madalena ocupa uma área de 149 km2, possuindo 6.049 habitantes.

 

Região

Pertencente à região vitivinícola dos Açores, destacam-se como principais castas o Arinto dos Açores, o Terrantez e o Verdelho.

 

Vinho

O desenvolvimento do Município e a produção de vinho percorrem de mãos dadas toda a história do concelho, que desde os seus primórdios viu neste setor o mais precioso ganha-pão de muitas famílias e no verdelho a alavanca económica da ilha e da região.

Chegando às mais abastadas casas reais do século XIX, à mesa do Vaticano ou aos banquetes dos Czares, este vinho licoroso mereceu honras na literatura, em obras-primas como “Guerra e Paz”, de Tolstoi.

No Pico, da pedra se faz vinho. Sendo apenas 3,4% do solo arável, o Homem subjugou a natureza, amontoando a pedra em “maroiços” e “currais”, que hoje dão fama e distinção à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, aclamada pela Unesco como Património da Humanidade.

Os brancos do Pico surpreendem pela sua mineralidade e frescura, produzidos principalmente com Arinto dos Açores, Terrantez e Verdelho. Alguns licorosos, únicos em todo o mundo, chegam a fermentar aos 21 graus.

 

Gastronomia

Os sabores do Atlântico fazem as delícias na gastronomia. Caldo de peixe, polvo e marisco, em particular, as lapas e as cracas. Nas carnes, torresmos, linguiça com inhame e molha de carne são as iguarias de eleição

 

Oferta Enoturística

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico é, por excelência, um dos principais cartões de visita de toda a região, seduzindo os visitantes pela sua monumentalidade e beleza.

Na verdade, diz-se que se estas pedras amontoadas em “maroiços” e “currais” fossem retiradas e alinhadas atravessariam continentes e oceanos, dando por duas vezes a volta ao mundo.

Os passeios pedestres por este paraíso lávico são parte integrante da vastíssima oferta enoturística, que inclui ainda a visita às típicas adegas ou ao Museu do Vinho, um dos mais visitados da região.

 

Feiras e Eventos
 

Festas da Madalena

É um dos melhores festivais açorianos, apresentando a cada edição um programa apelativo e eclético, ao reunir as maiores estrelas do panorama musical nacional e internacional. A par da música, as Festas da Madalena celebram as nossas mais intrínsecas tradições.

 

Feira do Vinho da Ilha do Pico

Integrada num dos maiores festivais açorianos, é já um dos mais importante certames vínicos de toda a região.

 

Festas do Divino Espírito Santo

O culto à terceira pessoa da Trindade é uma prática secular nos Açores, ganhando inequívoca expressão nestas festas, a maior festividade religiosa da região.

Iniciam-se sete semanas após a Páscoa, vivendo o seu momento apoteótico com a tradicional coroação do Mordomo, oferecendo-se, neste dia, um almoço a toda a comunidade e pão às centenas de pessoas que, ao fim da tarde, passam pelo Império.

 

Taste in Adegas

Promovendo o enoturismo, o evento distingue-se pelo fomento do mundo rural, numa prova de vinhos dos produtores locais, harmonizada com a degustação dos melhores petiscos em adegas típicas da região.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV