Vinha D’Ervideira Licoroso é o nome da mais recente criação da Ervideira, que vem juntar-se à sua gama de vinhos de categoria premium.
Vinha D’Ervideira Licoroso é o nome da mais recente criação da Ervideira, produtora vitivinícola do Alentejo, e que vem juntar-se à sua gama de vinhos de categoria premium. Este é o primeiro vinho fortificado da produtora, e pode ser encontrado nas prateleiras das principais garrafeiras do país já a partir da próxima semana.
As uvas são da casta Tinta Caiada – escolhidas pela sua potência aromática, e capacidade de extração de cor. São uvas com um ciclo tardio – sendo sempre das últimas a vindimar -, de bago pequeno e com um sabor intenso. São colhidas durante a noite, quando a temperatura é mais baixa e transportadas num camião frigorífico, de forma a evitar a fermentação e a oxidação.
“Depois de analisarmos o mercado, encontrámos aqui a oportunidade de mais uma aventura de criação vínica: um licoroso alentejano de categoria superior. Produzir este vinho foi como “lapidar” um diamante, e o resultado foi aquele que julgamos ser uma das próximas “joias da coroa” da Ervideira”, explica Duarte Leal da Costa, Diretor Executivo da Ervideira.
Na adega, as uvas são enviadas para lagar, mantidas a 7ºC, com pisas sucessivas de forma a obter uma extração forte a frio; apenas 24 horas depois, as leveduras são inoculadas e sobe-se a temperatura, mantendo um regime de pisa intenso, para que exista uma extração de cor. Quando o mosto atinge os 4º de álcool, segue para uma prensa antiga hidráulica, entrando numa nova cuba (muito refrigerada) e onde se junta a aguardente vínica, com uma temperatura de 15ºC negativos. Este choque elimina instantaneamente as leveduras em fermentação, sendo o vinho finalmente colocado nas barricas, onde ficará a estagiar.
Nelson Rolo, Enólogo da Ervideira, acrescenta que “este é um vinho cheio de caráter – com um sabor e texturas intensas, com notas de frutos negros, como a amora e mirtilo, é perfeito para os apreciadores de vinhos fortificados.”
“O Vinha d’Ervideira Licoroso vem oferecer aos consumidores uma qualidade que não se esgota com o tempo: as suas propriedades únicas podem ser apreciadas tanto no momento da compra, como 10, 15 ou 20 anos depois– ou seja, pode até ser bebido pelos nossos netos, quando estes tiverem idade para isso” acrescenta Duarte Leal da Costa.