A Christie’s vai leiloar, em Nova Iorque, vinhos da Madeira com mais de 170 anos.
No próximo dia 7 de dezembro a Christie’s, uma das mais importantes leiloeiras do mundo, vai colocar à venda um conjunto de garrafas de vinho Madeira, do século XVIII e XIV, que foram descobertas no Liberty Hall Museum, em Nova Jérsia, em 2017.
Os vinhos foram descobertos no edifício do museu, um edifício histórico construído em 1772 pelo primeiro governador de Nova Jérsia, William Livingston. Por esta mansão, passaram vários presidentes, como George Washington, Herbert Hoover ou Gerald Ford.
As garrafas foram encontradas em 1995, na adega situada na cave e numa arrecadação do terceiro andar, mas só passados 20 anos é que começou o difícil trabalho de identificação.
De acordo com a agência ‘Bloomberg’ o enólogo da Madeira Wine Company Francisco Albuquerque, especialistas da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) e peritos de vinhos da Christie’s estiveram reunidos na altura em que as garrafas foram encontradas para controlar a sua abertura e verificarem o seu estado de conservação,
O Vinho Madeira era muito popular nos EUA no século XVIII, tendo sido, em 1776, a escolha dos ‘Founding Fathers’ (pais fundadores) para brindar depois de assinarem a Declaração da Independência.
Em 1789, o primeiro Presidente norte-americano, George Washington, também o bebeu na sua tomada de posse.
“Com o desenvolvimento dos vinhos californianos no século XX, o Madeira teve uma queda na popularidade, mas está agora a ter um pequeno regresso devido à sua relevância na génese da nossa nação”, referiu o diretor do museu.
You must be logged in to post a comment.