//Lebre com couve e feijão branco

Lebre com couve e feijão branco

Se não há lebre, faça com coelho.

A Lebre pertence à família do coelho, mas distingue-se facilmente deste por ser maior, pela cor amarelo-acastanhado, pelas grandes orelhas, negras na extremidade, e pelo grande comprimento dos seus membros posteriores, o que lhe permite adquirir grandes velocidades. Nada bem e trepa sem dificuldades. Um excelente sentido do olfacto, uma óptima visão e uma boa audição permitem-lhe escapar aos seus predadores com alguma facilidade. Mas sendo uma espécie cinegética muito apreciada, a caça e a intensificação da prática agrícola têm contribuído para o seu declínio, embora possa ter até três ninhadas por ano. Em Portugal, encontra-se em quase todo o território, preferindo os pousios e as terras cultivadas, sobretudo planas, húmidas e pouco cobertas.

Combinada com dois produtos colhidos na horta, o feijão branco e a couve lombarda, dá origem a um prato delicioso, cheio de contrastes: o sabor intenso da lebre, o aveludado do feijão branco e a rusticidade da couve.

Ingredientes

1 lebre; 1 couve lombarda; feijão branco; azeite; tou¬cinho; salsa. Para a marinada: alhos picados; vinho tinto; salsa; louro; malagueta; colorau; sal e pimenta.

Preparação

Comece por cortar a lebre em pedaços e tempe¬re com salsa, louro, malagueta, vinho tinto, alhos picados, colorau, sal e pimenta. Deixe marinar durante, pelo menos, umas oito horas. Aqueça 0,5 dl do azeite com um pedacinho de toucinho e deixe a gordura derreter. Junte a lebre e os ingredientes sólidos da marinada e guarde o líquido da marinada. Quando a lebre ficar corada, regue-a com o líquido da marinada e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, em lume brando. De seguida, adicione a couve lom¬barda cortada aos bocados e deixe cozinhar por mais 25 minutos.Seguidamente, coloque o feijão branco a cozer na panela de pressão, durante cerca de 30 minutos, juntamente com uma cebola às rodelas e 0,4 dl azeite. Quando terminar, tempere com sal a gosto e junte o feijão à lebre. Por fim, adicione 4 dl do caldo da cozedura do feijão ao preparado da lebre com a couve bombarda e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Para decorar, utilize um ramo de salsa.

Harmonização enogastronómica (proposta da CVR Tejo)

Sirva com um vinho tinto encorpado e concentrado da Região Tejo. Deve ser complexo, estruturado e vigoroso, com um lote que inclua a casta Trincadeira ou Syrah.

Texto e fotos: Livro ‘Os Sabores de nossa Terra’ – Associação para a Promoção Rural da Charneca Ribatejana.