//Lançado o espumante ‘Faina Maior’

Lançado o espumante ‘Faina Maior’

Com a chancela de qualidade e o selo Baga Bairrada foi lançado em Ílhavo – no Festival do Bacalhau – o espumante ‘Faina Maior’.

O ‘Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014’ é um espumante Blanc de Noirs, feito 100% a partir da casta (tinta) Baga. É uma edição limitada a 1.000 garrafas, com um preço de €10,00 e que estará à venda nos espaços da Associação Rota da Bairrada – na Curia, em Oliveira do Bairro e na Vagueira (espaço pop-up; até Setembro) –, na loja do Museu Marítimo e nas lojas de Turismo de Ílhavo.

No contra-rótulo do ‘Faina Maior Baga Bairrada 2014’ pode ler-se um texto que apela à bravia das gentes da terra de Ílhavo: “Ide, ó gentes bravias. Quebrai as ondas revoltas e as tormentas dos oceanos. Rogai à proteção divina por mar chão. E regressai, sempre e depressa, trazendo para terra o cheiro e os sabores do sal e das águas. Esta é a homenagem desta Bairrada, de homens e mulheres que moldam e trabalham a terra, às gentes de Ílhavo, da pesca do bacalhau. A todos os que, em bacalhoeiros e dóris, levaram Portugal pelo Mundo, buscando a sorte. Em cada garrafa deste espumante estão os desejos, os sonhos e, até, os medos de todos aqueles que, ao longo de séculos, fizeram e fazem da vida uma faina, grande e dura, uma Faina Maior.”

Faina Maior Baga Bairrada Bruto branco 2014 – Município de Ílhavo e Associação Rota da Bairrada7

PVP: €10,00 • Álc.: 12,0% • Acidez Total: 6,26g/l • pH: 3,10

Após uma prensagem muito delicada das uvas, aproveitando-se apenas o primeiro mosto, este fermentou durante 15 dias em cubas de inox com temperatura controlada.
A elaboração seguiu o método clássico, com a segunda fermentação em garrafa e em Cave, onde esteve durante 20 dias a 14,5.ºC. Seguiu-se um período de 28 meses de estágio em Cave. De cor amarela palha, com ligeiras nuances blush, este ‘Baga Bairrada’ tem um aroma intenso, com notas de frutos secos e vermelhos, tosta e biscoito. Na boca é muito fresco, seco e longo. Confirmam-se as sensações aromáticas percecionadas no olfato. Ideal para acompanhar bacalhau, mas também canapés, peixe, carnes brancas ou vermelhas magras.