//Lagos e o Vinho
lagos ampv

Lagos e o Vinho

O mar está no código genético dos lacobrigenses. O mar da subsistência, o mar dos Descobrimentos, o mar das praias, do turismo e do lazer. Mas Lagos também é campo, agricultura e cultura do vinho.

 

Concelho

Situado no Barlavento Algarvio, tem 212,99 Km2 de área e 31 049 habitantes.

Integra a sub-região do triângulo vicentino, que deu origem à Terras do Infante – Associação de Municípios.

 

Região

Pertence à Região Vitivinícola do Algarve e integra a área geográfica da DOC ‘Lagos’.

 

Vinho

A vinha faz parte da paisagem agrícola algarvia desde tempos remotos. O gosto pelo consumo do vinho terá sido trazido por Fenícios, Gregos, Cartagineses e Romanos, perdurando até aos dias de hoje.

Na década de 60 do século passado é inaugurada a Adega Cooperativa de Lagos. O crescimento do Turismo como principal atividade económica leva ao abandono das vinhas, culminando, na década de 90, com a crise do setor cooperativo.

O recente ressurgimento da vitivinicultura em Lagos deve-se à iniciativa privada, mas também ao suporte e incentivo articulado de várias entidades. Atualmente dão continuidade a esta tradição três produtores – a Quinta dos Seromenhos, o Monte da Casteleja, e o Monte do Além – que no conjunto atingem uma produção média anual de 19 024,0 litros.

Não tendo produção exclusiva em Lagos, a Agrolares, Lda. está também presente, a par de novos produtores, como a Ideias do Infante e a Falésia Wine, Unipessoal, Lda, que comprovam a vitalidade do setor.

Destaca-se o facto de Lagos ter duas das três vinhas de produção biológica certificadas no Algarve, assim como vinhos distinguidos em concursos e feiras.

Os tintos são aveludados, pouco encorpados, com aroma frutado e pouco acídulos e quentes. Já os brancos apresentam uma cor entre o citrino e o palha, sendo delicados e suaves, com um travo característico duma zona quente.

 

Gastronomia

Uma cozinha que sabe a mar, onde não falta o bom peixe fresco, grelhado ou servido em pratos mais elaborados, como a caldeirada e a cataplana. A fechar, a fina e requintada doçaria, com destaque para o Dom Rodrigo de Lagos e o Doce Fino.

 

Oferta Enoturística

Uma oferta cultural diversificada, com exposições, espetáculos, festas tradicionais, feiras e outros eventos, preenche o calendário da vida lacobrigense.

Junte-se a esta animação as visitas a museus e ao património cultural, o prazer de passear por um centro histórico com vastas áreas pedonais, onde a animação de rua acontece, a diversão noturna, os passeios de barco para conhecer as invulgares formações rochosas da Costa D’Oiro, e os passeios ao ar livre, a pé ou de bicicleta, por trilhos e rotas devidamente assinalados, que acompanham o litoral e atravessam o interior do concelho.

Se vier no Verão não lhe faltarão opções para tomar banhos de sol e de mar, praticar desportos náuticos, em praias de extensos areais, assim como em pequenas conchas de areia cercadas por imponentes arribas, com a confiança assegurada por galardões ambientais.

Atrativos não faltam para justificar uma visita a Lagos durante todo o ano, pois mesmo no inverno o clima é ameno, a luz é inspiradora e os dias são um convite ao descanso e ao lazer.

 

Feiras e Eventos

 

Feira do Folar e da Gastronomia Local

Mostra dos sabores da gastronomia e da doçaria local

 

Festival dos Descobrimentos

A cada dois anos. Transporta participantes e visitantes até ao período áureo dos Descobrimentos. A próxima edição está agendada para 2021

 

Feira Concurso Arte Doce

O talento e a criatividade das doceiras transformam este certame numa proposta de animação irrecusável.

 

Festa do Banho 29

Relembrar e reviver esta tradição de Lagos é o objetivo deste programa de animação.

 

Rota do Petisco

Transforma Lagos e outros concelhos do Algarve em capitais do petisco com um vasto cardápio.

 

Barão de São João Walk & Art Fest

Aliando a arte às caminhadas, o festival promete 3 dias recheados de atividades de educação ambiental para crianças e famílias.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: AMPV