//Lagoa – Dia Mundial do Enoturismo

Lagoa – Dia Mundial do Enoturismo

Município promove, a 7 de novembro, visitas a produtores de vinho, experiências enoturísticas, almoço e provas de vinho.

O Dia do Enoturismo, assinalado desde 2009 a 8 de novembro, tornou-se recentemente de âmbito mundial e vai contar com diversas atividades em território vinhateiros de Portugal, como é o caso de Lagoa que irá associar-se às comemorações com um evento especial.

«Lagoa Wine Experiences» é a nova proposta que marca o Dia do Enoturismo neste município algarvio que entre 26 e 29 de novembro receberá o Concurso vínico ‘Cidades do Vinho’.

A iniciativa que assinala o ‘Dia do Enoturismo’ é organizada pelo Município de Lagoa em parceria com a Adega Cooperativa do Algarve – ÚNICA. Entre as 10.30h e as 18.30h de sábado, 7 de novembro de 2020, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer alguns produtores do concelho de Lagoa, as suas ofertas ao longo de todo o ano, descobrir quintas e adegas, apreciar a paisagem vinícola e experimentar a gastronomia e os vinhos locais.

Nesta primeira edição os participantes visitam 3 diferentes produtores de vinho, a começar pela Adega Cooperativa do Algarve, uma das mais antigas cooperativas vinícolas do país. A visita segue em tuk tuk até à Quinta da Palmeirinha onde se encontra, provavelmente, a casta Negra Mole mais velha da região e onde o almoço espera os participantes. A descoberta do Morgado do Quintão e do seu processo de vinificação com mais de 300 anos, promete colocar à prova os conhecimentos vinícolas e animar de modo particular a tarde.

O evento destina-se a maiores de 18 anos, prevê um limite de 34 participantes e assegura o respeito pelas normas de segurança recomendadas pela DGS.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente em https://bit.ly/2HydUc8 ou no Centro Cultural Convento de S. José. O custo é de 36.90 Euros por pessoa.

O Dia do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN ) de que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) é parceira, e de que Lagoa faz parte. O objetivo é valorizar a cultura, o património, e os territórios associadas ao vinho, contando com os produtores e agentes de Enoturismo.

Saiba mais sobre o ‘Lagoa Wine Experiences’ em:
https://www.cm-lagoa.pt/index.php/pt/atividade-municipal/turismo/wine-experiences?highlight=WyJsYWdvYSIsImxhZ29hJyIsIidsYWdvYSIsIndpbmUiLCJleHBlcmllbmNlcyIsImxhZ29hIHdpbmUiLCJsYWdvYSB3aW5lIGV4cGVyaWVuY2VzIiwid2luZSBleHBlcmllbmNlcyJd