Pela entrada da Lagoa entram espécies piscícolas como as enguias.
Sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa, a Lagoa de Óbidos, faz fronteira terreste com o concelho das Caldas da Rainha, a norte, e com o concelho de Óbidos, a sul. A ligação da Lagoa ao mar é feita através de um canal localmente designado por ‘aberta’. Por ela entram numerosas espécies piscícolas que fazem da Lagoa o seu viveiro e entre elas uma espécie migradora de grande valor comercial, a enguia, que escolhe para viver locais de águas bem oxigenadas e pouco frias, com fundos de areia ou lodosos.
A pesca é praticada a bordo das bateiras, embarcações tradicionais com duas proas, fundo chato, movidas habitualmente à vara e utilizadas tanto pelos pescadores como pelos mariscadores, que usam diferentes artes conforme a espécie que pretendem capturar. Esta atividade piscatória e de marisqueio, que assume grande importância económica para as populações que vivem nas proximidades da Lagoa e que nela encontraram, desde sempre, parte do seu sustento, influenciou a tradição culinária das famílias que se dedicam há várias gerações à pesca, e que constitui também uma das marcas identitárias dos concelhos de Óbidos e das Caldas da Rainha.
O Ensopado de Enguias é um dos pratos tradicionais da zona ribeirinha da Lagoa, no qual se destaca não apenas a qualidade do elemento principal, as enguias, como também o pão que, de acordo com a tradição, deve ser cozido em forno de lenha.
RECEITA
Ingredientes
1,2 kg de enguias; 3 cebolas; 1,5 dl de azeite; 750 g de tomate maduro; 1 dente de alho; folha de louro; 1 colher de sopa de colorau; 1,5 dl de vinho branco; 2 pimentos; 200 g de fatias de pão caseiro torrado; coentros; sal e pimenta q.b.
Preparação
Amanham-se as enguias, cortam-se em bocados regulares e temperam-se com sal. Cortam-se as cebolas em rodelas e alouram-se com o azeite. Quando as cebolas estiverem bem louras, junta-se o tomate cortado em rodelas grossas, o dente de alho esmagado, o louro, a salsa, o colorau, o sal e a pimenta. Deixa-se refogar um pouco e introduzem-se as enguias, envolvendo-as bem no refogado. Rega-se com o vinho branco e deixa-se cozer sobre lume brando. Dez minutos depois de levantar fervura, adicionam-se os pimentos cortados em tiras. Deixa-se o ensopado apurar e serve-se numa terrina sobre as fatias de pão caseiro torrado49.
Harmonização
Sugere-se os vinhos tintos DOC Óbidos, que apresentam cor entre rubi e granada, são frutados, encorpados, com um corpo e uma estrutura bastante agradável. São, em geral, vinhos macios e elegantes, com cor vermelha escura, sem ser opaco, e aromas de frutas vermelhas e maduras.
In: Livro ‘Os Sabores da Nossa Terra’ – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (LEADEROESTE).
You must be logged in to post a comment.