//Lagoa: Cultura e Mesa
municipio de lagoa

Lagoa: Cultura e Mesa

O ‘jejum’ forçado de atividades culturais e de momentos de prazer na mesa começa, finalmente, a ser ‘compensado’.

O município algarvio de Lagoa retoma a atividade cultural e continua a incentivar a aposta numa boa oferta enogastronómica como contributo para a recuperação da nossa ‘saúde’ emocional e física.

E o cardápio, numa e noutra vertente, é diversificado e, portanto, capaz de satisfazer os mais exigentes ‘consumidores’. Comecemos pelas atividades que podem ser ‘saboreadas’ antes ou depois da mesa, no âmbito do HUMORFEST 2022, a decorrer no Auditório Carlos do Carmo:

A 19 e 20 de março Ricardo Castro & Ricardo Carriço apresentam os Monólogos do Pénis para abordar os temas que todos os homens falam mas não admitem na frente das mulheres.

 A 26 de março, Pedro Tochas apresenta o seu mais recente espetáculo ‘stand up comedy’ ‘Escolhas’, em estreia nacional.

 A 07, 08, 09 e 10 de abril, numa peça exclusivamente falada em inglês e com o característico humor britânico os ‘Algarveans’ apresentam uma paródia hilariante sobre as desventuras de cinco freiras tentando administrar uma arrecadação de fundos. 

Mas se prefere dança, não pode perder…

Em Estreia Nacional, a Companhia de dança ‘LaMov Ballet’, apresenta no dia 02 de abril, no Auditório Carlos do Carmo, ‘TEMPUS FUGIT’ um espetáculo onde os movimentos dos bailarinos são explosivos, dinâmicos, em momentos extremos e infinitos.

Light of Senses Lagoa

Num apelo mais direto aos sentidos pode ainda optar por…

‘Light of the senses’, a exposição de fotografia de Ralph Torgardh, patente até 21 de abril Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa.

“Quando você consegue captar a luz certa, ela lhe dá um sentimento, toca os seus sentidos”, diz o autor. 

Para saborear como ‘aperitivo’ ou como ‘sobremesa’, isto é, antes da opção cultural ou depois desta, a cidade e o concelho oferecem um grande número de opções de restaurantes com especialidades como: as papas de milho com amêijoas, as ‘sardinhas da boa morte’, as lulas cheias, o feijão com couve com carne da salgadeira, o biqueirão estivado, a cavala de conserva com cenoura temperada, a sopa de Lingueirão com batata-doce, o peixe alimado, as ovas de polvo secas ou a feijoada de buzinas. Com dificuldade em escolher? Então para a sobremesa, apesar da diversidade da oferta, destacamos apenas… os ‘Florados de Lagoa’.
(https://jornalsabores.com/os-florados-de-lagoa/)

municipio de lagoa

Quanto a vinhos, este município conta já com um conjunto de produtores entre os quais alguns premiados em concursos internacionais com os quais poderá acompanhar a refeição e quase uma dezena de unidades de enoturismo para um programa de visitas.