//Lagoa assume presidência da AMPV
lagoa assume presidencia da AMPV

Lagoa assume presidência da AMPV

Para muitos dos territórios rurais, a produção e comercialização de vinho é de extrema importância económica e social.

Com esse objetivo a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho assume-se como um dos principais parceiros da rede SmartFarmer e desde 2019 tem vindo a contribuir para a digitalização de pequenos e médios vitivinicultores dando-lhes acesso ao marketplace smartfarmer.pt.

Desde a sua constituição, em 2007, que a AMPV era presidida pelo município do Cartaxo. Contudo, as recentes eleições ditaram uma mudança, com a passagem da presidência para o município algarvio de Lagoa.

José Arruda, secretário-geral da AMPV, revela que “esta é uma mudança natural no seio de uma associação que está a crescer de ano para ano, que representa um número cada vez maior de municípios, que vê de dia para dia a sua rede de trabalho e de parcerias cada vez mais forte e que está cada vez mais dinâmica, liderando projetos diferentes, diferenciadores e ambiciosos nas áreas da promoção do vinho, do enoturismo, da gastronomia ou até dos azeites”.

As eleições para os Órgãos Sociais para o quadriénio 2021-2025 aconteceram na passada quinta-feira, dia 25 de novembro, na sede da associação, em Santarém. Desta forma, foi eleito presidente do Conselho Diretivo Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, enquanto que Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal.

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu igualmente no CNEMA, em Santarém, a AMPV prestou homenagem aos autarcas que cessaram funções no anterior mandato da AMPV, nomeadamente Pedro Ribeiro, presidente cessante do Conselho Diretivo, Ângelo Moura, presidente cessante da Mesa da Assembleia Intermunicipal, e ainda José Calixto, presidente da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho.

Para além destas individualidades, foram homenageados os autarcas fundadores da associação e os que cessaram funções no anterior mandato nas Câmara Municipais. A cerimónia foi ainda marcada pela presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que felicitou os Órgãos Sociais eleitos e manifestou apreço e apoio pelo trabalho da Associação de Municípios Portugueses do Vinho na promoção do património rural e vitivinícola.