//Jorge Sampaio preside (de novo) à ARVP
ARVP

Jorge Sampaio preside (de novo) à ARVP

Primeiro presidente desta associação, em 2014, autarca volta a liderar a direção.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, foi eleito, por unanimidade, presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP). Recorde-se que, em 2014, Jorge Sampaio foi o primeiro presidente da ARVP, tendo assumido depois, até hoje, o cargo de vice-presidente desta associação.

Há precisamente um ano, numa emissão online sobre enoturismo, promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Jorge Sampaio afirmou que “o enoturismo continua na moda e vai continuar a desempenhar um importantíssimo papel no alargamento da oferta turística a praticamente todo o país”.

ÃRVP presidente

O então presidente da Rota da Bairrada continuou, sublinhando o facto de Portugal estar atualmente “cheio de entendidos em enoturismo” e acrescentando que “com a existência de fundos comunitários, o aumento de pessoas entendidas nesta matéria é diretamente proporcional aos dinheiros disponíveis”.Nessa mesma intervenção Jorge Sampaio acentuou a necessidade de apostar na formação, nos vários níveis de ensino, referindo que algumas universidades estão já a oferecer cursos nesta área turística.

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral, numa cerimónia que decorreu no Convento de São Francisco, em Santarém.

Os novos órgãos sociais da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) são os seguintes:

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Pedro Machado (Entidade Regional Turismo Centro de Portugal); Vice-Presidente: Filipe Santana Dias (Câmara Municipal de Rio Maior); Secretária: Helena Teodósio (Câmara Municipal de Cantanhede)

Direção:

Presidente: Jorge Sampaio (Câmara Municipal da Anadia); Vice-Presidente: Ângelo Machado (Rota de Vinhos da Península de Setúbal); Vice-Presidente: Rodolfo Queiroz (CVR Beira Interior); Tesoureiro: José Arruda (AMPV – Associação dos Municípios Produtores de Vinho); Secretário: Pedro Castro Rego (Federação das Confrarias Báquicas); Vogais: Vasco Touguinha (Câmara Municipal de Loures); Cândido Mendes (Federação Portuguesa de Turismo Rural);  Emanuel Pereira (Associação Madeira Rural) e Maria Lurdes Vaz (AMPV)

Conselho Fiscal

Presidente: António Barbosa (Câmara Municipal de Monção); Secretário: Luís Tadeu (Câmara Municipal de Gouveia); Relator: António Oliveira (TOC)

 

ARVP

 

A ARVP

A ARVP foi constituída em 2014, resultando de um projeto impulsionado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Esta associação visa fomentar um turismo de vinho de qualidade, baseado numa promoção integrada das Rotas do Vinho. Foi a ARVP que deu início ao projeto de modernização e reestruturação das Rotas do Vinho, inicialmente denominado WineTour, que potenciou a preservação da qualidade dos vinhos, das vinhas, do terroir e da identidade cultural, e alavancou a economia ligada ao vinho e respetivo potencial endógeno. A ARVP trabalha em conjunto com o Turismo de Portugal e outras entidades regionais e nacionais, com o intuito de impulsionar o enoturismo e as Rotas do Vinho de Portugal.

A ARVP integra também o programa internacional ‘Wine in Moderation’ promovendo, a nível nacional, ações de sensibilização para o consumo responsável de vinho. O objetivo é inspirar estilos de vida saudáveis e alertar para os efeitos nocivos do álcool, sensibilizando os consumidores a beber com moderação.