//JMF vai lançar novo vinho sem álcool

JMF vai lançar novo vinho sem álcool

Dez anos depois do ‘Lancers Free’ a José Maria da Fonseca vai lançar uma nova marca de vinho sem álcool.

O alargamento da gama, com um vinho branco e um tinto, tem em vista, sobretudo, o mercado do Médio Oriente mas não exclusivamente pois “começamos a sentir que muitos dos nossos clientes tradicionais estão a despertar para este tipo de vinhos, não só em Portugal mas em vários mercados de exportação”, adiantou o administrador António Maria Soares Franco, ao ‘Dinheiro Vivo’.

“Começámos a desenvolver este know how já lá vão 20 anos e lançámos o ‘Lancers Free’ há cerca de 10. Mas sentimos que há uma procura crescente por vinhos sem álcool ou com uma taxa de álcool mais reduzida e, por isso, decidimos fazer uma aposta mais forte com uma marca mais transversal”, explicou ao ‘Dinheiro Vivo’.

Lancers Free o primeiro vinho português «sem álcool»

Como refere a empresa no seu site: “Consciente das novas preocupações dos consumidores e com o objectivo de dar resposta a cada vez mais situações de consumo, a José Maria da Fonseca, a par do lançamento do Lancers Rosé Free, decide lançar o novo Lancers Branco Free, um vinho «sem álcool» (via um processo físico de desalcoolização), destinado aqueles que gostam de vinho, mas que pelas mais variadas razões, em algumas situações, preferem optar pelo consumo de um vinho não alcoólico.
No caso do Lancers Branco Free a ficha técnica refere as castas Fernão Pires e Arinto. Apresenta o vinho com um teor de álcool de 0,5%, cor amarelo lima, aroma a frutos tropicais (ananás) e com uma vinificação em que o mosto branco é fermentado a uma temperatura de aproximadamente 16ºC. Após a fermentação é processado o método físico de retirar o álcool (Spinning cone).

O Lancers

Lançada em 1944, a marca Lancers tem sido, desde sempre, um caso de sucesso dos vinhos da José Maria da Fonseca.
A visita do americano Henry Behar à José Maria da Fonseca, ainda antes do final da guerra, e a sua proposta em lançar um vinho rosado nos Estados Unidos, constituiu o grande ponto de viragem dos negócios da empresa a partir de então.
A distribuição do vinho Lancers por todo o mercado norte-americano, permitiu atingir em meados dos anos 60 vendas de quase meio Milhão de caixas e, de um Milhão no final da década de 70.

Foto edifício: CCDR LVT
Foto Lancers Free: Jumbo.pt