//Já provou ‘Plangaio’?

Já provou ‘Plangaio’?

E ‘Cadarrapos’, ou mesmo ‘Afogado da Boda’? Se não conhece, aproveite agora.

O município de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, decidiu fazer do ano de 2021 o ‘Ano Municipal dos Sabores Tradicionais’, nomeadamente através da edição de uma Carta Gastronómica do Concelho.
Um documento onde certamente não faltará o Plangaio, um enchido quase exclusivo das freguesias de Montes da Senhora e Sobreira Formosa, que tem como base a farinheira, a que se adicionam os ossos do espinhaço do porco. Era uma forma de rentabilizar os ossos, criando um enchido diferente e mais rico que a farinheira. É servido acompanhado de couves.
À última massa do alguidar das farinheiras juntam-se os ossos e alguma farinha de centeio e água, até o preparado ganhar consistência. Tempera-se a gosto e coloca-se na pele da bexiga ou em sacos feitos com a pele das banhas. Levam-se a secar ao fumeiro.

É assim que o município ‘apresenta’ esta especialidade, acrescentando, a propósito, que em algumas localidades do concelho é também costume aproveitar os restos da massa da farinheira para fazer ‘Cadarrapos’, juntando ovos e farinha de trigo à massa, consoante a consistência que se pretenda. Depois este preparado é frito, seguindo o mesmo modo de fritar das pataniscas de bacalhau.

Mas este território beirão oferece outras ‘originalidades’ gastronómicas como o ‘Afogado da Boda’, uma iguaria que, como o nome indica, era um dos pratos típicos em casamentos, a par do cozido. Trata-se de carne de cabrito guisada, acompanhada de pão frito com ovo, batata cozida e salada.
Se acha que não chega, aqui fica mais uma sugestão: o’ bucho de arroz’, que é cheio no estômago do porco e que, no fim de contas, é um maranho com carne do suíno, mas que leva também colorau e a hortelã.
Na doçaria, destacam-se o Bolo Finto, as Broas de Mel, os Esquecidos e as Tigeladas. E para quem aprecia, também há aguardente de medronho.

Proença ON Festa
Nesta Festa do Município de Proença-a-Nova que, pelo segundo ano consecutivo, decorre em formato digital entre os dias 10 e 13 de junho para além dos sabores acima referidos (e outros) estará em destaque a Cereja. Tudo através das Viagens pelos Sabores de Proença-a-Nova, um roteiro pelos restaurantes que integram o projeto e pelos principais pontos de interesse do concelho, com o apoio de três jovens guias proencenses ligadas ao sector do turismo.
As emissões podem ser acompanhadas em direto nas redes sociais do município, no Facebook e YouTube.

Fotos: C. M. Proença-a-Nova