//Inovação no vinho foi premiada

Inovação no vinho foi premiada

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado como Melhor do Ano

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) continua a ser reconhecido a nível internacional e nacional. Desta vez foi a Revista de Vinhos a premiar o projeto, pioneiro em Portugal, como o melhor do ano na categoria Inovação/Investigação, durante a gala “Melhores do Ano 2019”.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “o galardão entregue pela Revista de Vinhos na categoria Inovação/Investigação mostra a importância deste programa não só para os Vinhos do Alentejo, mas para todo o setor vitivinícola em Portugal. Queremos ser um exemplo cá dentro e lá fora, sem esquecer a responsabilidade e exigência que todos estes prémios acarretam”.

“O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo é único no nosso país e tem inspirado quem o conhece para começar a introduzir critérios de sustentabilidade e boas práticas na produção de vinho. Temos cada vez mais membros a colocarem em prática os nossos critérios de sustentabilidade e ao mesmo tempo a elevar a qualidade do vinho da nossa região”, afirma João Luís Barroso, coordenador do PSVA.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo conta com 171 critérios, divididos por 18 capítulos. Atualmente, fazem parte do PSVA 395 membros que representam uma área de 8 921 hectares e 76 milhões de litros de vinho DO & IG.

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública, responsável pela promoção e defesa dos vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano, pelo seu controlo e certificação. A sua actividade é financiada através da certificação de produtos vitivinícolas DOC Alentejo e Regional Alentejano, cuja marca integra a rotulagem dos produtos colocados no mercado.