//Inflação: sete dicas para gastar menos no supermercado

Inflação: sete dicas para gastar menos no supermercado

Existem algumas dicas sobre como limitar as despesas e gastar menos dinheiro em tempos de inflação? Sim, por mais banais que possam parecer, existem estudos que comprovam os seus efeitos.

Devido à inflação, o cabaz alimentar desenhado pela ASAE aumentou, no último ano, 29 por cento. Os consumidores acusam as distribuidoras e os retalhistas de utilizarem a desculpa da inflação para registarem ganhos recorde, enquanto que, os grandes super e hipermercados garantem que têm procurado absorver os aumentos do lado dos produtores para evitarem a escalada dos preços.

No meio deste cenário, quem continua a perder é o consumidor, que vai procurando alternativas aos preços cada vez mais altos, reduzindo sempre mais o seu cabaz alimentar e a qualidade dos produtos que adquire.

Esta semana, queremos deixar-lhe algumas dicas que podem ajudar a controlar um pouco melhor os gastos no momento de realizar as compras.

 

Defina bem os horários em que irá às compras

Enquanto consumidores, todos já nos colocamos esta questão: “Será que é melhor ir às compras de manhã?” A resposta é depende. Se está habituado/a a tomar um bom pequeno almoço, então de manhã cedo é uma boa altura para ir ao supermercado. Devem evitar-se jejuns longos antes das compras, uma vez que, ir às compras com o estômago cheio fará com que consiga ter mais clareza acerca da quantidade de comida a comprar. Para além da questão financeira, um estudo realizado pela Cornell University em 2013, indicou que pessoas que passam cinco horas sem comer antes de irem às comprar tendem a comprar mais alimentos ricos em calorias do que quando já estão alimentados. 

Mais um motivo para não ir às compras com fome!

 

Faça uma lista das compras

Antes de sair de casa e até alguns dias antes da compra, é importante percorrer a despensa e anotar tudo o que falta. Definir o cardápio das refeições para os próximos dias ou semanas pode ajudar a estabelecer esse planeamento para que a compra seja feita com maior foco e não seja necessário fazer novas viagens ao supermercado porque se esqueceu de algo.

 

Cuidado com as prateleiras ‘tentadoras’

Há diversos estudos que comprovam que a estratégia usada pelos estabelecimentos para fazer com que os gastos do consumidor sejam mais elevados.

A chamada alocação de produtos nas prateleiras e o layout dos corredores podem induzir a comprar produtos mais caros porque são os que estão mais ao alcance dos olhos.

Assim sendo, vale a pena ir às compras com mais calma para ter tempo suficiente de olhar para todos os lados, comparando diferentes marcas e preços.

Também é necessário ter algum cuidado com as promoções “demasiado boas”, no sentido de que muitos produtos mais baratos encontram-se demasiado perto do parzo de validade. Nesses casos, vale sempre conferir as informações e datas na embalagem.

 

Compare ofertas e diferentes supermercados

É sempre uma boa ideia ver e comparar os folhetos de vários supermercados.

 

Evite comparar muitos produtos prontos

 Os produtos prontos podem ser convenientes em termos de poupança de tempo, contudo são normalmente mais caros.

 

Use e abuse das aplicações e cupões

 Hoje em dia utilizando as apps dos supermercados e os diversos cupões é possível obter uma boa poupança no final das compras.

 

Verificar prazos e escolher produtos sazonais

Os produtos sazonais, para além de serem melhores para a saúde, custam menos do que os importados.