Vai ser criado na zona do Chiado, em Lisboa, um pólo de incubação de startups de alimentação e bebidas, com abertura prevista para este ano.
Dedicado à área de food and beverages, o novo pólo de inovação resulta de um memorando de entendimento entre a Startup Lisboa, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Câmara Municipal de Lisboa.
Contará com uma área disponível de cerca de 500 metros quadrados e ficará localizada no edifício junto à Cervejaria Trindade, propriedade da SCC, e será gerida pela Startup Lisboa.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento e crescimento das startups vocacionadas para a área de alimentação e bebidas, assim como facilitar o acesso a serviços especializados, promover a partilha de conhecimento entre os incubados, mentores, parceiros e investidores.
No mesmo edifício permanecerá em funcionamento um espaço polivalente, que acolhe actualmente a exposição “Cidade Gráfica”, e um centro incubador da cultura cervejeira, ainda por construir.
Startup Lisboa
A Startup Lisboa apoia a criação de empresas e acompanha os seus primeiros anos de actividade. Fundada em 2011 pelo Município de Lisboa, o Banco Montepio e o IAPMEI – Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação IP, é uma associação privada não lucrativa que proporciona aos empresários e às empresas espaços de escritório, bem como uma estrutura de apoio. Mentoring, link para parceiros estratégicos, acesso ao investimento, ajuda com negócios básicos, atividades em rede, comunicação.
A criação de uma Incubadora de Empresas em Lisboa foi uma das medidas aprovadas no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa (www.lisboaparticipa.pt). A sua missão é fomentar o desenvolvimento da iniciativa empresarial e a criação de emprego, através da combinação de infraestruturas e serviços de apoio especializados.
De acordo com a autarquia lisboeta, “a sua implementação contribuiu para posicionar Lisboa como uma das cidades mais avançadas na promoção do empreendedorismo”.