//Imortalizar as receitas dos nossos avós
receitas dos avós

Imortalizar as receitas dos nossos avós

Desafio passa por eternizar em livro, as receitas dos avós de norte a sul de Portugal.

Antes de nos tornarmos todos gourmets, esmagados pelas revistas, reality shows, documentários e séries televisivas sobre cozinha da última década, houve anos em que, confiados aos cuidados das nossas avós durante dias inteiros, comíamos coisas deliciosas, cujo sabor e cheiro ainda hoje perseguimos, sem nos preocuparmos demasiado com dietas e a sustentabilidade dos ingredientes. 

Olhando para uma altura em que as chefs de cozinha eram as nossas avós, a Teka Portugal decidiu lançar um novo passatempo, que pretende dar a conhecer as receitas que foram passadas às famílias portuguesas pelos seus avós, criando um livro com as receitas das gerações de Portugal. As avós portuguesas são famosas pelas suas dotes culinárias: todos temos memória dos pratos tradicionais cozinhados pelas nossas avós que nos faziam salivar, aquelas comidas que aquecem o coração e despertam boas memórias.

O objetivo da Teka passa por eternizar as receitas dos avós de norte a sul do país, transformando num livro de receitas as nossas melhores memórias, passadas na cozinha em família, preparando as receitas que moldaram gerações. Neste livro, correndo de uma ponta a outra do país seria possível experimentar a mesma receita, mas cozinhada de forma diferente, com o toque especial de cada casa. Tal como “quem conta um conto, acrescenta um ponto”, a Teka procura reunir as pessoas na busca pelas suas histórias com receitas de culinária que são especiais e únicas para cada família. E aqui entram os familiares mais antigos de cada casa e as suas experiências na cozinha: desde o primeiro bolo que a avó ensinou a fazer, começando por explicar como se devia partir um ovo e apanhar as cascas que caiam na massa, até às receitas simples e práticas que alimentavam um batalhão.

Para tal, a Teka convida-nos a participar neste passatempo e enviar uma receita da nossa família acompanhada pela memória que nos ficou marcada desse momento como por exemplo, o cheiro acolhedor de uma tarte de maçã acabada de fazer quando chegávamos da escola.  

Esta coleção de receitas familiares terá tanto de doce, como de salgado. Quem quiser participar terá de partilhar a sua receita, acompanhada por uma imagem e uma explicação com até 150 palavras da história a si associada. 

Consulte o regulamento em: https://iniciativateka.pt/receitas-dos-avos-regulamento/

Participe aqui: https://iniciativateka.pt/receitas-dos-avos/ 

 

Sobre a Teka Portugal

O Grupo Teka é uma multinacional alemã e um dos principais fabricantes de lava-louças em aço inoxidável, electrodomésticos de encastre e soluções de banho.

O Grupo compreende distintas marcas líderes como Teka, Küppersbusch, Intra, Mofém ou Thor. Com mais de 140 anos de história, o grupo Teka tornou-se um exemplo internacional no fabrico de equipamentos para cozinha e banho. Atualmente, o grupo dispõe de 15 fábricas e 4.000 trabalhadores em todo o mundo, com presença em mais de 120 países e em 5 continentes, produzindo mais de 15 milhões de equipamentos por ano. A Teka Portugal, fundada em 1978, é uma das mais importantes unidades comerciais e fabris do grupo TEKA. Tendo iniciado a sua atividade apenas com a produção e comercialização de lava-louças em aço inoxidável, tem vindo a fazer uma forte aposta na diversificação das suas áreas de intervenção. Dedicada à comercialização de equipamentos para cozinha, espaços de banho e telecomunicações, a Teka Portugal produz atualmente micro-ondas, fornos de vapor, fornos combi, exaustores, chaminés decorativas, gavetas de aquecimento e máquinas de café e comercializa outros produtos importados quer das diversas fábricas do Grupo, quer de outros fabricantes cuidadosamente selecionados.