//III Quinzena Gastronómica do Carapau
carapau

III Quinzena Gastronómica do Carapau

A 3.ª Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR arrancou na passada sexta-feira e decorrerá até 31 de julho, nos restaurantes aderentes da orla costeira de Torres Vedras e da Lourinhã.

O objetivo desta iniciativa passa por preservar, valorizar e promover o acervo gastronómico tradicional dos Concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, bem como incentivar a inovação e o aparecimento de novos pratos e sensibilizar o público em geral para o consumo do carapau, uma espécie abundante na nossa costa, de elevada qualidade e de grande valor nutritivo.

Segundo revelou o Município da Lourinhã, “esta acção promove o carapau como sendo um peixe saudável, saboroso, que pode ser confeccionado de diversas formas. O carapau é, ainda, um peixe com um valor acessível, ao alcance de todos e que pode ser consumido sem restrições pois não está comprometida a sua disponibilidade de stock.”

Nos nove restaurantes da área costeira dos municípios da Lourinhã e de Torres Vedras aderentes, devidamente identificados, o consumidor encontrará sempre um ou mais pratos, de cariz tradicional ou com uma abordagem contemporânea, dedicados ao carapau.

Esta iniciativa da Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e do Grupo de Acão Local ecoMAR, conta com o apoio dos Municípios da Lourinhã e de Torres Vedras e volta a ter nova edição, após, em 2021 ter promovido o consumo de carapau e a restauração das zonas costeiras de ambos os concelhos.

Mais informações/esclarecimentos através dos contactos da Agência ECOCOAST pelo endereço eletrónico geral@ecocoast.pt ou pelo número 917 008 708.

 

A importância de consumir carapau

Já em 2018, o Ministério do Mar e a Docapesca haviam lançado uma Campanha de Promoção do Consumo do Carapau, no âmbito de um plano alargado para valorização deste importante recurso nacional. Tratou-se duma campanha de comunicação dirigida ao consumidor final presente nos 3 canais de Televisão (RTP, SIC e TVI), em mupis, na imprensa e nas redes sociais (Facebook e Instagram), e que tinha como protagonistas 5 conhecidos atletas portugueses, Fernando Pimenta, campeão mundial canoagem (2017); Teresa Almeida, campeã do mundo de Bodyboard (2014); Joana Pratas, velejadora olímpica; Hugo Vau, surfista de ondas gigantes, e Francisco Lufinha, recordista mundial de Kitesurf.

Esta campanha foi a primeira iniciativa de um conjunto de ações de comunicação que tiveram com principal objetivo “pôr os portugueses a comerem mais Carapau.”