//Homenagem a Paolo Benvenuti

Homenagem a Paolo Benvenuti

Homenagem a título póstumo e atribuição de prémio com o seu nome ao vinho mais pontuado no concurso ‘Cidades do Vinho 20202’.

Paolo Benvenuti, falecido em janeiro deste ano, desenvolveu um trabalho dedicado ao setor do vinho que ultrapassou as fronteiras do seu país de origem (Itália). É reconhecido como grande impulsionador do enoturismo e um entusiasta e dinamizador do ‘Concurso Enológico Internacional Cidades do Vinho’.

A organização do ‘Concurso Cidades do Vinho 2020’, a realizar em Portugal pela primeira vez no próximo mês de novembro vai fazer uma homenagem, a título póstumo, a Paolo Benvenuti, integrada no jantar no dia 28 de novembro e nela irá participar Floriano Zambón, presidente da associação italiana Città del Vino, da qual o homenageado foi fundador e o seu diretor geral até ao fim da sua vida.
Como sinal de reconhecimento do grande trabalho que desenvolveu na promoção e valorização dos territórios vinhateiros e, em especial, por ter sido o principal impulsionador do concurso internacional Cidades do Vinho, a organização irá atribuir ao vinho mais pontuado do ‘Concurso Cidades do Vinho 2020’, o Prémio Paolo Benvenuti.

José Arruda, secretário-geral da AMPV, explica que “o trabalho que Paolo Benvenuti desenvolveu na Associação Città del Vino faz com que seja recordado como um dos homens maiores do mundo vinho, não só em Itália mas também internacionalmente, porque a sua dedicação, a sua forma de trabalhar, de estabelecer pontes, a sua visão do território e, em especial do enoturismo, serviram de inspiração para muitos outros projetos, em vários pontos do mundo. Nós aprendemos muito com Paolo Benvenuti e se hoje estamos a organizar este concurso em Lagoa, é precisamente graças a ele. Por isso, de forma simples mas muito sentida, queremos recordá-lo e perpetuar a sua presença neste nosso concurso nacional”.

Paolo Benvenuti faleceu a 8 de janeiro deste ano, com 67 anos de idade. Fundador da associação italiana Città del Vino, Paolo Benvenuti foi o diretor geral desta associação desde o ano da sua constituição, em 1987, até ao ano da sua morte. A identidade da associação e as principais atividades e projetos têm a sua assinatura, nomeadamente o Concurso Enológico Internacional, que foi lançado em 2001 com a designação “La Selezione del Sindaco” e em 2019, ainda com Paolo Benvenuti, passou a designar-se Concurso Enológico Internacional “Cidades do Vinho”.

O Concurso Cidades do Vinho, que nesta 1ª edição irá decorrer em Lagoa (Algarve) de de 26 a 29 de novembro de 2020, está integrado neste concurso europeu Cidades do Vinho, numa organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho.

Das principais características diferenciadoras do concurso, destacam-se a promoção conjunta dos vinhos e dos territórios; a inscrição que será válida também, sem custos adicionais, para o Concurso Internacional Città del Vino (Itália, maio 2021); e a participação dos vinhos mais pontuados num evento inédito realizado em Portugal: a Prova Nacional de Vinhos (Anadia, maio de 2021).

Para saber mais sobre o ‘Concurso Cidades do Vinho 2020’:
https://www.facebook.com/concursocidadesdovinho
Foto interior: José Arruda, secretário-geral da AMPV, e Paolo Benvenuti, numa das muitas visitas de trabalho que o diretor geral da Associação Città del Vino fez a Portugal.